O DEUS INTERIOR

Para o texto: DEUS EXISTE... (T3208331)

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3208331

De: Helio Rocca.

11/09/2011, 14h33min.

Querido Helio! Peço escusas por não atender ao teu pedido de análise sobre a matéria, porque esta não pertence ao universo de minhas preocupações. Não tenho base fenomenológica para sustentar discussão sobre tal. O meu Deus é muito pessoal, e é criação humana, não preexiste ao Homem. Eu o crio para justificar a minha própria criação. E mais: com a criação dele, eu me descubro mais fenomenológico. Crio, por necessidade, algo a que me "agarrar" no justo momento difícil. E cada vez mais o sinto mais próximo de meu espiritual. Quanto à criação do mundo, este sim, naturalmente preexiste, por força do moto-contínuo do processo do Universo, obedecendo à evolução criacional e transformadora. Viajemos com Lavoisier, no seu axioma: "Nada na natureza se perde. Tudo se cria e tudo se transforma". Dá uma olhada em Darwin, em sua "Evolução das Espécies". Acresçam-se várias abordagens de cientistas (químico e biólogo, respectivamente) sobre os seus universos de conhecimento. Poderás não encontrar soluções, mas obterás mais elementos prós e contras para sustentar posição. Confesso que o objeto de minhas análises tem sido a Literatura e a Criação Artística, e esta abordagem foge ao universo da peça ora em exame. Mesmo que nos afiliemos à corrente que pretende que o literário não se destina a alterar o mundo dos fatos, tem de haver algo palpável em que se possa basear para que haja a recriação do(s) evento(s) no mundo, real ou ficto. Quanto à classificação, não parece correto que o texto deva ser apresentado como ‘ensaio’, porque não contém elementos fáticos cabíveis para tal assertiva de modalidade literária. Parabéns pela riqueza da abordagem...

– Do livro AVE FUGIDIA – Palavra & Diversidade, 2011/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3605719