A OFICINAÇÃO POÉTICA

Acho que seria muito interessante começar a remeter trabalhos de três modalidades que pouco se constata nos sites para escritores: TUTORIAIS, ENSAIOS e TEORIA LITERÁRIA. Nestes, teremos o ‘como fazer’, segundo a concepção e prática do escriba mais experimentado em Poesia. Com esse proceder e os desdobramentos das discussões sobre eles, poderemos chegar a uma espécie de OFICINAÇÃO PERMANENTE. Iniciei essa prática no 'Portal do Poeta Brasileiro', mas o pessoal do site capitaneado por Aline Romariz, de Campinas, não pôde dar o devido tratamento gráfico e, sem esse, foi-se o destaque didático-pedagógico que eu esperava para os estudos críticos. Ou seja, tratamento gráfico que viesse a interessar aos OFICINEIROS DE OCASIÃO. E parei de mandar os textos... No entanto, nada falei a ela, e é a primeira vez que me refiro sobre tal. O meu 'forte' é a Oficinação Poética para novos e novatos. Também é preciso insistir junto aos colaboradores, para que venham a se acostumar com análises críticas. Normalmente os nossos colaboradores, nas associações literárias, são meros diletantes e não estão a par de que é necessário OFICINAR, enfim, trocar experimentações com os colegas mais adiantados no processo de profissionalização, particularmente os poetas. Os artistas do verso são, em regra, extremamente solitários no ato de criação do poema, não tendo com quem discutir a obra criada. É o que tenho observado: ficam ansiosos por opiniões sobre a forma e o conteúdo de seus textos. A par de muita leitura, a oficinação de Poesia é uma das receitas pra quem quer escrever bem...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3603876