O significado dos coelhos e dos ovos de páscoa...
O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade.
Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.
A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.
Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.
VALOR NUTRITIVO DOS OVOS DE PÁSCOA
O valor nutritivo dos ovos varia de acordo com o tipo de chocolate e de recheio que foram utilizados como matérias-primas. Abaixo, seguem alguns exemplos de Ovos de Páscoa com seus valores energéticos.
Ovos de Páscoa (100g) Características Calorias
Avelã Ao Leite 564 calorias
Amêndoas e Passas Ao Leite 555 calorias
Castanha-do-Pará Ao Leite 561 calorias
Crocante Ao Leite 520 calorias
Puro Ao Leite 540 calorias
Crocante Branco 565 calorias
Tradicional Branco 542 calorias
Ovo diet Isento de Açúcar 473 calorias
Ovo light Teor Reduzido de Açúcar e Calorias 395 calorias