O EGO E O ALTER EGO

Aproveito novamente para falar contigo sobre a criação em Poesia.

Amada, o teu "namorado poeta" jamais vai te levar a sério (no mundo real) e nunca chegará ao patamar que pretendes que ele te veja e sinta. Ou seja, que ele possa ter a exata dimensão de ti através do que tu escreves em Poesia. Vale dizer: o texto criado (a Palavra) revelando o rosto e identificando os anseios e segredos do criador no mundo da realidade. Sabes por quê? É que o EGO jamais cria a obra poética, e, sim, quem constroi o poema é o ALTER EGO, que é o OUTRO EU. Se o teu escolhido é um homem culto e bom poeta (como dizes), ele sabe disso, tem noção de que aquele que escreve não é ele mesmo, e, sim o seu "fingidor". Se bem que isso não é algo fácil de ser descoberto e assimilado. Em regra, as pessoas copiam a fantasia – no poema – e fazem dela a sua realidade pra poderem viver melhor, especialmente nos dominios do Amor... E mais: peço leias o que o poeta português Fernando Pessoa, escreveu – que é uma peça célebre – a qual aborda essa questão psicológica. Vale a pena tu pensares sobre isto. Pois bem, dá uma chegada no Google e pede: AUTOPSICOGRAFIA, poema de Fernando Pessoa. Depois me conta o que entendeste...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3583873