ABELHAS-OBREIRAS

Querida Cecília! Agrada-me saber que tens passagem pelos quadrantes do ativismo cultural e seus desdobramentos associativos, que é o que mais me agrada fazer e promover. Num país que lê muito pouco, congregar os talentos em Casas de Poetas ou entidades congêneres é contribuir para a cidadania. Estou mergulhado nessa causa há mais de 37 anos. Nem a Poesia me dá esse prazer: o de ser efetivamente útil, de pronto. Isso importa em abrir espaços para os novos em eventos culturais, saraus, concursos literários, jornais, rádios, TV, exposições, folhetins, coletâneas, etc. E sei que estas atividades exigem muito trabalho, esforço e dedicação. Parabéns pela confraternidade exercitada! Também é sempre fator de estímulo a fruição dos benefícios momentâneos para quem ainda não tem livro individual à disposição do público. A ânsia de sucesso, na imediatidade, resta compensada pelo número de eventos a que o iniciante comparecer, tudo graças ao esforço do ativista cultural. Os novatos precisam ser prestigiados e na vitrine – em alta conta – para poderem sentir-se úteis e virem a acalentar o fogo inicial da criação poética como uma chama votiva...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3578104