Voltando para casa

Ontem ao voltar para casa, fiquei imaginando em quanto tempo perdemos, questionando os erros do passado e temendo um futuro distante, sem imaginarmos que cada manhã é um novo dia. Se errarmos ontem, é hora de não fazer o mesmo hoje, nossas escolhas definirão o futuro, fazendo as escolhas certas agora, não tem porque se preocupar, mas se caso errar, levante-se, somos cheios de defeitos e falhas, não somos perfeitos. Deus com seu perfeito amor nos ama, e em pequenos detalhes ele nos guia, basta querermos enxergar. Lembro-me de uma pequena história que retratava algo parecido, em voltar para casa e perceber os mínimos detalhes de nossa existência...

Um casal de idosos, já com idade avançada, sempre no fim da tarde, dava-se as mãos, caminhavam para um pequeno monte e olhavam o pôr do sol. Um dia comum já saindo para o passeio, à esposa perguntou:

-Querido porque sempre fazemos isso, porque não vamos para um lugar diferente?Além daquele monte e o pôr do sol?

-Mas hora para onde iríamos?

-Para um restaurante, um cinema, mudar um pouco a rotina?

-E se fôssemos para esses lugares? Para onde iríamos depois?

-Para o jardim, para uma praça...

-E depois?

-Onde está querendo chegar?

-Diga-me, em todos os lugares que você falou, nós estaríamos juntos não é?

-Claro que sim! Porque a pergunta?

-Não importa se vamos ao mesmo lugar todos os dias, o importante na verdade é estarmos juntos e reparar detalhadamente o meio ao nosso redor. Você tem reparado naquele pequeno monte e no pôr do sol?

-Como assim?

-Provavelmente não, já reparou que sentamos embaixo de uma árvore cheia de flores, e que logo à frente avistamos toda cidade, e que do alto podemos observar, o restaurante, o cinema, o jardim, a praça e todo o resto?...Também não deve ter reparado que no tronco da árvore estão gravado nossos nomes desde quando éramos jovens... Eu poderia te levar á todos esses lugares que tem me dito, mas estaria tirando algo de nós, a felicidade de estar próximo um ao outro, e passar a observar só aonde estamos... Não quero dizer que não podemos ir ao cinema ou uma praça, podemos ir outro dia, mas talvez você não deva ter observado o quanto seus olhos brilham naquele velho e harmonioso monte, o quanto que seu sorriso se espalha pelo rosto, o quanto você reforçar aquele amor dia-a-dia que nós temos.

A esposa ficou quieta e pensativa... Logo depois falou.

-Sei de todas estas coisas, amo todas as tardes naquele lugar, mas sabe por que motivo questionei?...

O marido não entendeu muito bem e levantou um olhar pensativo, porém logo o silêncio foi quebrado.

-Sou eu que sorri todos os dias, são os meus olhos que brilham a cada tarde, queria te mostrar o quanto tinha se esquecido disso, o quanto esqueceu que fui eu que gravei os nomes na árvore, que esqueceu o quanto te amo, andava tão estranho e inquieto que nem notava... Na verdade você só notou agora, depois de tantos anos. Sempre soube que poderíamos avistar a cidade, não se lembra que no primeiro dia que fomos lá, você logo me mostrou?...Só gostaria que você percebesse isso, que é você que não gostava mais do hoje, queria que você voltasse para os primeiros momentos e lembrasse-se de tudo novamente, do porque que vamos lá todos os dias... E você conseguiu voltar, estou orgulhosa disso.

O marido logo sorriu, e a abraçou, e disse.

-Saiba que te amo e que jamais me esquecerei de todas essas coisas, me desculpa por não ter percebido antes... Amo-te!

Ás vezes, não paramos para pensar nos momentos que passamos, ficamos presos ao dia-a-dia, nas falhas do passado, na monotonia do hoje, na insegurança do amanhã, preocupados com a vaidade de quem somos e nem notamos os mínimos detalhes que Deus mostra nas nossas vidas. O homem não notou que estava preso demais aquilo que ele mesmo relatava para sua esposa, em querer ir para outro lugar, em fugir daquela rotina, mas muitas vezes é preciso voltar para casa e saber o que tanto nos intimida, para podermos enxergar melhor o presente momento da vida, observando os mínimos detalhes que fazem de nós seres melhores, e assim, descobrindo a arte de viver, através do eterno amor do nosso Grande Pai.