Ibope confirma: Conservatório de Tatuí é decisivo para a formação musical do país

50% dos alunos e ex-alunos da maior escola de música da América Latina já atuam no mercado de trabalho

Local de formação de instrumentistas de alto nível, ponto de efetiva democratização da música erudita, fundamental para o fomento da música no país. Essas foram algumas das conclusões à que chegou a primeira pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) junto a alunos, ex-alunos, pais de alunos e público do Conservatório de Tatuí, a maior escola de música da América Latina. A pesquisa do mais respeitado instituto do país consolida a qualidade da escola, construída ao longo dos últimos 53 anos.

A pesquisa de mercado foi realizada com exclusividade ao Conservatório de Tatuí e exigida como ferramenta de avaliação de metas à Associação de Amigos. Divulgada na última semana, a pesquisa teve por objetivo avaliar o nível de satisfação dos alunos, pais de alunos, ex-alunos e público em geral com as atividades pedagógicas e artísticas desenvolvidas pelo Conservatório de Tatuí. A pesquisa tinha por objetivo indicar a meta preconizada à Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Todos os índices foram atingidos e, na maioria deles, indicam alto nível de excelência.

A pesquisa englobou a experiência musical do público com as apresentações dos corpos estáveis do Conservatório de Tatuí, satisfação dos alunos e pais de alunos relacionada à aulas ministradas, professores, ensaios, perspectivas.

O resultado da pesquisa mostra pontos interessantes. O público do teatro “Procópio Ferreira”, por exemplo, tem média de 32 anos de idade, sendo considerado bastante jovem. Esse mesmo público, cujo 86% vai às apresentações acompanhados de amigos e familiares, considera o preços dos ingressos “barato”.

Quanto à satisfação geral, as médias estão acima de 8 pontos numa escala de 0 a 10, sendo que entre público e pais, a média fica em 9,4; e entre alunos e ex-alunos, entre 8,3 e 8,7.

O Ibope aponta ainda que é alta a valorização da excelência artística dos músicos convidados, instrumentistas, regentes e coralistas.

Mercado de trabalho

A pesquisa do Ibope mostra o Conservatório de Tatuí como ponto decisivo para o ingresso no mercado musical. Dos alunos entrevistados, uma média de 61% deles estuda na escola com objetivos de profissionalizarem-se (sendo que 51% querem ser músico profissional e 30% professores de música). Outros motivos como “estudar por hobby”, “pela tradição familiar”, “tocar na igreja” ou “tocar em barzinhos ou formaturas” também são citados.

Daqui a dez anos, 62% dos alunos se vêem como músicos profissionais. Já 66% dos pais vêem seus filhos como músicos profissionais.

Dos alunos entrevistados, metade deles (50%) já atua no mercado musical como profissional de forma remunerada. Desses, 44% são professores; 36% tocam em grupos e orquestras; 26% são músicos da noite, 22% tocam em bandas de bailes, 18% tocam em festas e formaturas, 8% são músicos de igreja. 13% dos pais disseram que seus filhos são músicos de casamento.

Aprendizado

De acordo com a pesquisa, 74% dos alunos estuda música erudita e 21%, música popular. Entre os ex-alunos, 84% estudaram música erudita e 10%, popular, o que demonstra crescimento da música popular.

Os instrumentos mais tocados pelos entrevistados são violino, violão erudito e piano, sendo que a maioria estuda na escola entre 5 e 10 anos, seguida de perto pelos que estudam entre 2 e 3 anos. 78% dos alunos, 88% dos ex-alunos e 96% dos pais considera o aprendizado “excelente”.

Apresentações

A avaliação sobre o nível das apresentações dos grupos do Conservatório de Tatuí revelou que mais da metade dos entrevistados considerado o valor dos ingressos – R$ 3 (R$ 1,50 idosos e estudantes) -, “barato” ou “muito barato”.

O nível de satisfação com as apresentações no Conservatório de Tatuí é alta, indica a pesquisa. Do total da amostra, 90% considera excelente, sendo que 98% do público registrou nota máxima; 78% dos alunos avaliam como de alto nível; 90% dos ex-alunos repercutem a mesma nota e 99% dos pais indicam apresentações com nível excelente.

A alta qualidade também é registrada no item “satisfação com a execução musical”: a excelência artística dos instrumentistas foi aprovada por 91% dos entrevistados; a excelência dos regentes por 89%; e dos coralistas por 74%.

Imagem do Conservatório

A imagem do Conservatório também foi avaliada em diferentes quesitos. 64% dos entrevistados acredita que o Conservatório de Tatuí contribui para a divulgação de compositores menos conhecidos; 83% acreditam que a escola é fundamental para a democratização da música erudita; 92% afirma que o Conservatório forma instrumentistas de alto nível (entre os pais, o índice sobe para 100%); e 94% diz que o Conservatório tem um papel fundamental para o fomento da música clássica.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, no próprio município de Tatuí. Ao todo foram 50 pessoas do público (abordadas à saída das apresentações realizadas ao longo da 46ª Semana da Música), 100 alunos, 50 ex-alunos e 100 pais, totalizando 300 entrevistados. Desses, entrevistados, 50% eram homens e 50% mulheres, com idade entre 18 e 50 anos (numa média de 30 anos), a maioria trabalhadores, de diferentes classes sociais – predominando, entre alunos, a classe C. Dos entrevistados, 75% residiam em Tatuí e 25% em outros municípios.

A maioria dos entrevistados havia assistido a mais de dez apresentações no último ano e freqüentava o teatro do Conservatório de Tatuí entre dois e cinco anos.

Fundado em 1954, o Conservatório de Tatuí destaca-se no ensino de música e é apontado como a maior e melhor escola com ensino gratuito da América Latina, com seus 29 cursos de todas áreas, incluindo teatro, canto e luteria.

===

Caros,

Segue sugestão de pauta sobre a pesquisa Ibope referente ao Conservatório de Tatuí.

Caso necessite de fotos, basta solicitar.

Obrigada,

Deise Juliana

15 32514311

15 97826940

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 23/01/2007
Código do texto: T356404