SOBRE A CONFECÇÃO DE POEMAS

Legal que estejas gostando de nossos diálogos e orientações. Sinto-me fortalecido por tua paciência e gratidão. Poesia é pra quem tem dom, talento específico, vocação para falar por códigos imagéticos e, quanto à forma, sinteticamente – sem derramamentos verbais exacerbados. Para que possas fazer bons poemas, esses pontos são fundamentais: tem que ser observados... O que importa mesmo é que o poeta diga muito em poucas palavras. De certo modo, é deveras incompreensível e inexplicável (no plano prático) que uma pessoa com erros ortográficos e baixo conhecimento do vocabulário do idioma – imagina-se que por falta de exercício de leitura – venha a construir poemas bem interessantes. E é o que mais ocorre dentre alguns jovens iniciantes. É o exercício do estro pessoal e a condenação à Poética. Sempre acreditar que é possível atingir a comunicação poética é o que posso aconselhar aos novos... Recomendo a cuidadosa leitura de livros de poemas, o que sempre ajuda em muito. Quem é do ramo, tem que conhecer os produtores e os seus produtos. Se o ramo é a Poesia, necessário se torna conhecer os poetas e suas obras... Do nada nasce o nada, é o que costumo dizer. Sem leituras, a gente se repete muito, por falta de riqueza vocabular... Dá uma revisada no ‘português’, visto que o uso de acentos gráficos (incorretamente) está muito acentuado. Apesar de todo esse elenco de observações, há sabedoria em tua escrita poética. O talento começa a dizer a que veio...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3562531