Silêncio
Há dois tipos de silêncio: um é aquele que você cultiva, o outro é aquele que surge. Seu silêncio cultivado nada mais é que ruído reprimido. Você pode sentar-se silenciosamente, e, se você durante muitos meses e anos, gradativamente será capaz de reprimir todos os ruídos em seu interior. Mas ainda assim estará sentado em um vulcão, que poderá entrar em erupção a qualquer momento, por qualquer pequeno motivo. Isso não é um silenciar real, é apenas um silêncio imposto.
É isso que está acontecendo em todo o mundo. As pessoas que tentam meditar, as que tentam se tornar silenciosas, estão apenas impondo um silêncio a si mesmo. Esse silêncio pode ser imposto - você pode ter uma camada de silêncio em torno de si mesmo, mas isso será apenas um engodo, nada mais. Essa camada não irá ajudar.
O verdadeiro silêncio surge de seu próprio ser. Não é imposto de fora para dentro, é exatamente o contrário: ele vem brotando de dentro para fora, se espalha do centro para a circunferência. Esse é um fenômeno completamente diferente.
Osho
Retirado do Livro: Osho de A a Z.