A OPÇÃO PELO CONTEÚDO, EM POESIA

Amigo Rai! Obrigado pela leitura e pela observação crítica aportada ao meu poema O QUARTO, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3387952 . Realmente, à época, lá por 1984/85 (o poema acaba sendo publicado em livro em 1986), eu estava estudando e praticando novidades em poesia, e, especialmente, haurindo o moderno micro-conto americano e curtindo o seu final 'chocante', inopinado: o "shocking" característico da surpresa final para o observador envolvido como receptor. E, fugindo ao ritmo comportado do poema lírico tradicional – mesmo que ficando dentro da temática amorosa – optei por esta técnica incomum à poesia de raiz latina, todavia muito encontrável na poesia americana dos séculos XIX, em Walt Whitman, e, especialmente, no séc. XX, em Ezra Pound, a qual contém visíveis laivos prosaicos. Aliás, eu sempre tateio em busca do novo, da originalidade eventualmente possível... Aquela que provoca o estranhamento, o efeito imprevisível. Lembro muito bem de tudo isso, porque o poema, no terceto de fechamento, foi recentemente reformado – tal como está anotado acima, ao pé do texto – e optei, novamente, por manter a opção pelo conteúdo e não privilegiando o ritmo, que seria o usual. Agradeço, mais uma vez, a tua acurada e criteriosa leitura. Nada como contar com um leitor incomum. É por essa razão que amo os meus interlocutores, importantes partícipes de minha já alentada obra. Tua contribuição crítica me propicia a reflexão e o crescimento...

– Do livro AVE FUGIDIA - palavra & diversidade, 2011/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3545538