Em busca da Sabedoria

Certo dia, repensando nos sábios de outrora, que tanto me inspiram em procurar a sabedoria, me lembrei de um dos maiores professores: Sócrates.

Muitos, quando acumulam um pouco de conhecimento, talvez acima da média das pessoas com quem convivem, caem na primeira pedra de tropeço para se tornar sábio: a falta de humildade. Sócrates me lembra sempre que "só sei que nada sei". Não vou entrar no mérito filosófico que diz que saber que nada sabe já é um saber. Para mim, essa frase foi um recado do mestre para que qualquer buscador não se esqueça da humildade e não uma frase para discussões filosóficas acaloradas. Um "sábio" sabe que não é sábio e que não poderá ser, ao menos ser sábio como muitos imaginam um: o que tudo sabe.

Quando acumulamos algum conhecimento ou status, temos a tendência natural de nos colocarmos acima dos outros, mas nossos lugares no universo é como na Távola Redonda: não há privilégios e quando há, somos nós que os criamos em nossas mentes sedentas por superioridade. Eu posso saber curar e não saber cozinhar, como posso saber fazer foguetes espaciais e não saber caçar. Posso saber até mesmo de quase todo o conhecimento acadêmico e não saber respeitar ao próximo. A sabedoria não é só acadêmica: é de interrelações pessoais, é emocional, filosófica, espiritual, prática e de sobrevivência. Não há ninguém que tenha tanto saber que não tenha mais nada a aprender, como não tem ninguém tão longe da sabedoria, que não tenha nada a ensinar. Aqui, neste mundo, somos todos alunos e professores, iguais, numa Távola Redonda chamada Terra.

Quando nossa mente gritar ser melhor, mais sábia, lembremos então de Sócrates e continuemos a questionar mais, ao invés de dar respostas automáticas, baseadas em um conhecimento que aceitamos muitas vezes, sem questionar e entender.

Há sabedoria na benzedeira analfabeta, no professor PHD, na faxineira da empresa, enfim, em tudo e todos, em formas diferentes, mas mesmo assim, sabedoria. Basta olhar com olhos sedentos a sua procura, que a verá em tudo e aprenderá com ela, talvez não a ser um sábio, mas a amá-la. E quando se ama mesmo, há uma só carne e um só espírito...

Baco Diphues
Enviado por Baco Diphues em 09/03/2012
Código do texto: T3544313