Um mergulho nos sonhos e projetos de quatro artistas

Programa Memória Viva exibe o documentário “Caminhos da Arte”

O documentário "Caminhos da Arte", produzido em Sorocaba entre os anos de 1999 e 2000 e patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) do Estado de São Paulo, mostra a trajetória de quatro artistas da região, em sua luta para sobreviver exclusivamente de arte.

Para compor um painel verdadeiro da produção cultural no Interior, os produtores Sandra Nascimento e José Carlos Fineis conviveram, durante mais de um ano, com Ismênia Rogich (bailarina), Mário Pérsico (ator/diretor), Nilson Lombardi (compositor) e Paulo de Andrade (artista plástico).

Os videografistas José Carlos Fineis (que assina a direção do vídeo) e Marcos "Zappa" Martins gravaram os artistas em seu dia-a-dia, nos instantes de criação, de ensaio e de apresentação, e conseguiram captar momentos que já começam a soar históricos, como Nilson Lombardi mostrando ao maestro Jonicler Real, da Orquestra Sinfônica Municipal, o andamento de sua "Valsa", durante um ensaio da orquestra; ou Mário Pérsico em cena na antológica montagem de "Gota D´Água", com direção de Gil de Mello e Carlos Roberto Mantovani.

Nos 41 minutos da produção, os artistas falam sobre seu trabalho e recordam um pouco de sua história. Há, ainda, participações especiais de Lúcia Helena Bismara (interpretando uma composição de Nilson Lombardi), Banda Black Berry (que interpreta o tema musical), Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Fabri´s String Quartet, Terra Rasgada Cia. de Dança e Cia. Clássica de Repertório, entre outras. A locução é Silmara da Rocha.

Lançado em 2001, no Teatro Municipal de Sorocaba, o vídeo foi o trabalho de estréia de José Carlos Fineis e Sandra Nascimento em documentários. Posteriormente, eles produziram os vídeos "Aluísio" (lançado em 2002) e "Sorocaba - o rio de nossas vidas" (lançado em 2005), e atualmente trabalham no projeto "O Renascimento do Circo-Teatro em Sorocaba", com lançamento previsto para maio deste ano.

Serviço: documentário "Caminhos da Arte" (Sorocaba, 2001, 41 minutos, cor) no programa “Memória Viva” na TVCOM, canal 7 da Net Sorocaba, de 22 de janeiro de 2007 a 28 de fevereiro de 2007 - às segundas (22h20), às quartas ( 20h) e aos sábados(16h).

Produção Erika Massaglia e Sérgio Aranha (ong Memória Viva)

Sergio Aranha

Programa Memória Viva: O documentário "Caminhos da Arte" estará durante o os meses de janeiro(final) e fevereiro Às segundas, quartas e sábados. Na TVCOM de Sorocaba, canal 7 da NET.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 20/01/2007
Código do texto: T353210