Aonde está Deus na hora da dor?

"Todos nós passamos por momentos na vida onde a gente lida com dor, a gente lida com a perda e sofre por isso. Não é nada fácil lidar com dor, não é nada fácil perder um ente querido. Nós vemos pessoas que passam por situações de tragédia na sua casa, na sua família e temos visto e até vivenciado no mundo tanta tragédia, tantas situações dificeis pelas quais as pessoas passam e dentro destas situações o costume, o comportamento mais comum é perguntarmos aonde estava Deus quanto isto aconteceu?

Aonde estava Deus quando um homem entrou armado numa escola e feriu, matou crianças inocentes? aonde estava Deus quando aqueles tsunamis e terremotos atingiu o japão? dizimando cidades inteiras e vidas. aonde estava Deus quando um namorado invade a casa da namorada e a faz de refém e depois tira a sua vida? aonde está Deus no momento do sofrimento? aonde está Deus no momento da dor?

Muitas vezes nossos corações se enchem com esses questionamentos, nos revoltamos e começos a indagar se Deus realmente se importa conosco, se realmente Deus sabe o que estamos passando. Há pessoas que até passam a questionar se existe mesmo um Deus, não é nenhum exagero dizer isso, é verdade. Como pode existir um Deus se existe tanto sofrimento; já ouvi tanto e até pensei assim.

Mas a Bíblia nos ensina, pois nada mais é que um livro de como viver na terra, e nos garante que Deus não é alguém longe lá no céu, sem se importar comigo e com as pessoas da terra, Deus não é alguem que está alheio ao nosso sofrimento, independente de seu tamanho e gravidade, alheio as nossas dores. Deus não é alguém que simplesmente ignora aquilo que nos machuca, que nos faz sofrer, Deus não é alguém que está, simplesmente, longe das nossas dores.

Muito pelo contrário Ele é aquele que se identifica com nossas aflições e no livro de Isaías 53:4 diz assim: verdadeiramente Ele, Jesus, tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido, mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.

A dor que, muitas vezes, nós sentimos ela estava sobre Jesus. Ele se fez carne, se fez gente habitou entre nós. Deus deu o seu filho, seu próprio filho, de si mesmo pra que viesse a essa terra vivesse como nós e se identificasse com o que a gente é e vive, com nossas dores, com nossas dificuldades.

Ele não é alheio as nossas dores porque sua palavra diz que ele tomou sobre si as nossas dores e fala também tomarmos sobre nós o fardo dele que é leve e suave. Ele sofreu as nossas dores, sofreu a dor do luto, chorou com o que estava chorando e sofreu,também, com os que sofriam, ele se compadeceu com as dor humana, se identificou de uma forma tão grande e maravilhosa e por causa disso Ele mesmo é a resposta para as nossas dores. Ele chora o luto de quem está sofrendo, ou de quem perdeu um ente querido e está junto.

Por causa disso nós podemos ter esperança de que nossas dores terão um fim. Um dia todo choro, toda lagrima vai ser secada pelas mãos do Senhor, um dia tudo aquilo que nos faz sofrer, tudo que nos faz chorar vai ter ser arrancado de nós, quando estivermos para sempre na presença de Deus... olha como é maravilhoso.

Paulo em II cor 4:16 diz assim: por isso não desfalecemos, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior apesar de tudo se renova de dia em dia, porque nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de gloria muito excelente; e não atendando nós nas coisas que se veem mas nas que se não veem, porque as que se veem são temporais e as que se não veem são eternas; por isso sabemos que se a nossa casa terrestre, deste tabernáculo, se desfizer temo em Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterno nos céus; por isso, também, gememos; desejando ser revestidos da nossa habitação que é os céus.

Acho interessante a parte que diz "nossa leve e momentânea tribulação", ou seja, tudo aquilo que nos atribula não está em condições de se comparar com a glória que irá nos revestir quando Jesus vier buscar a sua igreja, quando estivermos com Ele em sua glória.

ter esperança e renová-la em jesus. É disso que nós precisamos, pois a esperança está viva.Jesus venceu a morte, as dores e é aquele que está sentado no alto e sublime trono, senhor da nossa historia, e a bíblia nos garante que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. creia que Deus é o suficiente, que todas as lagrimas seram secas pelas mãos de Deus, que está conosco."

Nivea Soares

Eduardo Magalhães
Enviado por Eduardo Magalhães em 01/03/2012
Código do texto: T3529097