DE NOVO O QUASE POEMA

Ilumina-se o Orkut com a contribuição doce e lírica de dedicada poetisa assídua em minha página e, por amiga, preciosa ao meu coração antigo. Sintamos o texto com o coração e a cuca. Vejamos:

“VESTIGIOS

Amarilis Pazini Aires

Quero seu momento em desalinho

O lençol amarrotado

A camisa na sala

O seu jeito de estar em casa.

O cabelo molhado

A toalha jogada

O perfume destampado

Indagando a calça desbotada.

Quero ouvir a tua voz

Na magia da canção

Me abraçando e dominando

Amando com paixão.

A preguiça te envolvendo

A fala rouca de emoção

Tua cabeça pendendo

Dormindo esparso sobre o colchão.

Eu quero... o que restou desta ilusão.

– Remetido via Orkut, em 29/02/2012, 20h32min.

Amada poetisa Amarilis! Sobre VESTÍGIOS, texto recentemente remetido e copiado acima. Trata-se de uma bonita e bem concebida PROSA POÉTICA. Não chega a ser poema, ou seja, exemplar característico do gênero Poesia, devido à ausência de linguagem conotativa, cujos identificadores são as figuras de linguagem, especialmente as metáforas, e em linguagem não declarativa, codificada, portanto, e em hipótese alguma derramada. No texto em exame não há uma figura de linguagem, somente um derramamento amoroso, desejoso e saudosista. Vale como intimismo aflorado, um ansioso recado amoroso com destino certo, unilateral... Por não ser poema, deveria ser escrito em frases e não em versos, porque a emissão verbal em VERSOS é prerrogativa somente da expressão poética. De qualquer modo, parabéns pelo estro amoroso... Faço estas observações porque percebo que cada um dos colegas do Orkut quer mesmo é ser reconhecido como escritor de POEMAS, quer dizer, POETA... E como sei que poucos dos leitores se dignam a examinar analiticamente os textos, limitando-se a repassá-los, vão, de coração, minhas observações... No entanto, parece-me que esse é o caminho para atingir os domínios da linguagem poética: PRATICAR com afinco – todos os dias – mormente na vertente lírica, que é tema da predileção feminina em todos os tempos...

– Do livro AVE FUGIDIA – Palavra & Diversidade, 2009/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3528312