É Proibido Sonhar ou Sobre a Utilidade da Arte

Arte é inútil. Essa afirmativa já nos foi repetida tantas vezes que parece verdadeira, talvez por nunca nos termos questionado...

Arte é mesmo inútil? Afinal, há aqui dois conceitos que poucas vezes paramos para refletir sobre o seu significado.

Afinal, o que é arte? E o que é utilidade?

Arte é tudo aquilo em que você coloca paixão, que você faz apenas por gostar, sem exigir nada em troca. Isso é arte, arte é aquilo que você sente que precisa fazer, quase como que para sobreviver.

Pintura, escultura, desenho, graffiti, photoshop, design, fotografia, cinema, dança, música, teatro, HQ, literatura, e até mesmo arquitetura, ciências, engenharia, filosofia, matemática, sociologia, astronomia, viagens, religião...

Tudo isso é arte, A vida depende da arte, na verdade a vida é uma arte. Dizer que isso não tem utilidade é absurdo.

Útil por outro lado é passar horas fazendo o que não gostamos, útil é estudar coisas que não nos interessam, útil é armazenar dinheiro que não gastaremos, ou que gastaremos em coisas fúteis, que para nós parecem mais úteis do que o que nos faz felizes.

"Só existem dois tipos de escritores: os bons e os que desistiram antes de o serem."

Foi com esta frase que eu abri a Academia Iffense de Letras e ela ainda me serve de inspiração em vários momentos. Ainda não consegui descobrir sua autoria. Todos nós seremos bons um dia, todos nós podemos ser grandes, podemos ser lembrados. Só existe uma coisa entre você e o seu sonho, o quanto você batalha, a sua perseverança. O amor e a paixão que dispende àquilo. Lembro-me quando o meu amigo Lucas Ribeiro subiu no auditório do campus para falar sobre sua participação na Intel Isef e o que ele disse me marcaria muito.

"A fórmula para o sucesso é bem simples, é paixão, suor e mais suor. Quem vai ganhar, não é aquele que teve mais talento, o que teve mais oportunidades ou o que nasceu com o dom. Quem vai ganhar é aquele que liberou mais gotas de suor no processo"

Nossa verdadeira prisão é a ideia de que somos fracos, de que nada pode ser mudado, enquanto na verdade temos toda a força de que precisamos dentro de nós, e a grande jornada humana individual é encontrar essa força. Alguns encontram essa força na religião, outros a encontram nas mais diversas atividades, e eu a encontrei naquela que para mim é a mais pura das artes, a Literatura.

Arte liberta e engradece o espírito. O que quer que não seja arte, não pode apresentar utilidade alguma.

Vou terminar citando algumas frases de minha autoria para que reflitam:

"Pássaros nunca aprenderão a voar sem que tomem coragem e pulem no abismo."

"O mundo é a minha prisão. O papel é a minha porta de fuga. E a caneta é a minha chave. ESCREVER LIBERTA."

"Porque ninguém será capaz de cortar as minhas asas e aprisionar meu canto em gaiolas de rotina."

Gabriel Valeriolete
Enviado por Gabriel Valeriolete em 27/02/2012
Reeditado em 27/02/2012
Código do texto: T3524231
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.