O FERRAMENTAL VERBAL

Em 25 de fevereiro de 2012 15h49min, Gilberto Moreno, guilbert586@gmail.com escreveu:

“Amigo J. Moncks: eu não sei bem ao certo como é o mundo da poesia, mas com você tudo é possível, a sua amizade, seus ensinos, os assuntos, têm ajudado em muito. Como admirador, eu sempre vi a poesia relacionada com o AMOR ou a perda, ou seja, a ausência do AMOR, natureza, lua, pôr-do-sol, chuva, etc., visto que em nossas conversas surgem assuntos diferenciados, eu gostaria de saber se a poesia se enquadra em todas as facetas da vida, do dia a dia, ou não... Eu espero não te decepcionar como aprendiz.’.

– Gilberto Moreno, por e-mail privado.

Gil, estimado!

O fenômeno da criação poética açambarca tudo o que ocorre no dia-a-dia dos viventes sobre a passagem terrena. Há uma corrente, em arte, que diz "a Arte copia a vida". E o poema, como espécime da arte da palavra escrita, permite a abordagem de tudo o que ocorre no cotidiano, desde que não seja em linguagem direta – derramada – porque a Poesia não compactua com esses derramamentos de palavras...

A linguagem em sentido conotativo, a presença das figuras de linguagem, o ritmo específico, a contenção verbal e a criação de um mundo imaginário, tendo apenas conotação com o mundo real (e não ele mesmo, literalmente), fazem o universo da Poesia. Porque Poesia é, fundamentalmente, linguagem codificada sobre tal ou qual assunto ou tema.

O poeta não DIZ para efeito imediato (contando ou comentando algum assunto ou tema) apenas SUGERE o efeito, tudo objetivando a criação das imagens (inventiva e sugestão) e com o USO de uma linguagem diferenciada daquela do lugar comum da vida...

Se alguém quiser falar sobre um fato e comentar a sua impressão – diretamente sobre ele – seguramente a Poesia não é a ferramenta adequada para falar sobre o evento referido. Neste caso, é a LINGUAGEM PROSAICA que terá de ser utilizada – a qual usa o sentido denotativo das palavras. Para esta hipótese em análise, aparecem como espécies do gênero Prosa: a crônica, o conto, o artigo, a crítica literária, a dramaturgia realista, etc.

Tudo, em Letras, tem o seu instrumento formal peculiar para a abordagem do assunto. Para os novatos, isto é sempre difícil, porque, para conseguir definir bem tais classificações, é necessário estar viciado em LEITURA...

E isso tudo leva algum tempo...

– Do livro PALAVRA & DIVERSIDADE, 2011/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3520360