Gosto de pensar

Gosto de pensar que tenho tempo para fazer o que me proponho. Gosto de pensar, que posso fazer tudo com calma, sem me angustiar, sem me afligir desnecessariamente. Gosto de pensar que posso tentar me esmerar, fazer as coisas com vagar, sem atropelos que me façam arrepender depois. Gosto de pensar que estou onde estou, por razões que minha razão ainda não alcança, com a finalidade de aprender a fazer tudo, da melhor maneira que esteja a meu alcance.

Pensar que nossa vida pode acabar daqui a pouco e que é preciso fazer tudo sofregamente, que é necessário fazer hoje, ainda que amanhã tenhamos que consertar o mal feito, que viver intensamente é viver e fazer tudo ao mesmo tempo, é gastarmos nosso tempo aleatoriamente. Nos desorganizamos, física e emocionalmente. E dessa vida desordenada, o que levaremos? Algumas poucas boas ações, que tivemos a sorte de praticarmos, às vezes, por acaso, entre tantas ações sem utilidade.

Gosto de pensar no Pai, quando ao final de Sua criação, contemplou-a e se sentiu satisfeito. Não gosto de pensar Nele, hoje, quando ao final do dia nos contempla e vê destruição, desamor, egoísmo. Mas, eu tenho certeza que Sua tristeza é passageira, pois Ele confia mais em nós, do que nós Nele.

Ele sabe que a escola é boa, que os alunos, tão diferentes entre si, aprenderão. Uns mais rapidamente que outros. Aqueles que, com facilidade se adaptam e aprendem, apreendendo o sentido de nossa passagem pelo planeta, auxiliando aqueles que, de entendimento mais lento, ainda se arrastam na primitividade.

Agradeço ao Pai, por cada dia. Por permitir que recomecemos e recomecemos e recomecemos. Mas não confiemos nisso, para preguiçosamente, deixarmos a vida rolar, como se nenhum compromisso tivéssemos.

Se afirmo que gosto de pensar que tenho tempo, nem por isso, deixo de fazer o que me proponho. Tento agir refletidamente, sem me dar espaço para errar, pela inconseqüência.

E gosto de pensar que, ao final do dia, o Pai contempla sua criação e sorri, pois vê que um de Seus filhos hoje, não repetiu o erro de ontem. Que um de Seus filhos hoje, estendeu a mão a um irmão que ontem o ferira. Que ao entardecer, muitos de Seus filhos ergueram seus olhos na Sua direção e, em oração muda, agradeceram pela oportunidade desse novo dia.

19/01/2007