AS RAÍZES DA TRISTEZA

O sofrimento faz parte do ciclo de vida de todos nós. Quando nascemos, somos lançados ao mundo e nele vivenciamos diversas experiências de alegria e tristeza. As origens da tristeza são as mais variadas possíveis, a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento, perda do emprego, algo de ruim que alguém nos faz. Vou me deter nesta análise as tristezas que parecem surgir do nada.

Como compreender as tristezas que surgem em nossas vidas cuja origem não conseguimos explicar? Primeiramente, devemos procurar entender que mundo a nossa volta de alguma forma nos afeta e a forma como recebemos essa influencia depende das particularidades de cada um de nós, cada pessoa vai apresentar reflexos diferentes, algo que pode me entristecer ou causar-me raiva, a outra pessoa pode causar-lhe alegria ou mesmo não influenciá-la em nada. É comum, às vezes, acordamos com mau humor sem causas aparentes ou sermos tomados por uma súbita tristeza que não sabemos explicar de onde vem, ela surge e parece nos consumir, nos tira o sono, nos desanima dando ao dia um sabor amargo. Muitas vezes, em meio a esses momentos, nos questionamos, procuramos resposta para esse momento e na maioria das vezes não a encontramos.

Acredito que a partir do momento em que nascemos, e passamos a passar por todas as vivencias deste mundo, estabelecemos raízes, diversas raízes e ramificações, verdadeiras artérias por onde fluem nossas emoções, alegrias, raivas e tristezas. Elas estabelecem nossos laços de ligação com o mundo e tudo aquilo que nele há, por onde fluem nossas emoções. Essa interligação, esse laço, se dá pelo que somos agora, pelo que fomos e pelo que trazemos conosco, mas, sempre com uma ligação com nosso mundo externo. São por essas raízes que somos influenciados pelas pessoas, pelos elementos do mundo. É dessa forma que o mundo a nossa volta exerce influencia sobre nós. Tudo que sentimos é um reflexo das inter-relações que estabelecemos neste mundo, Ás vezes não enxergando de onde vem o sofrimento, o que o está causando, mas, ele esta lá, surge porque uma dessas artérias de conexão foi afetada e sentimos o choque. Um choque que na maioria das vezes, não sabemos de onde vêm, as informações por essas artérias transferidas parecem se misturarem não nos deixando enxergar a origem do mesmo. Mas, se estamos tristes, basta sabermos que essa tristeza existe e tem uma causa, nossos canais de ligação com o mundo, mas, somos capazes de superar quando nos posicionamos diante dela, quando mostramos que somos maiores que ela e que a mesma não passa de um ponto negro em nosso dia, um ínfimo ponto negro no meio da grandiosidade do nosso ser. Demos enxergar que por essas raízes e ramificações que estabelecemos com o mundo, a todo o momento está fluindo uma imensidão de coisas boas, que muitas vezes parecem obstruídas pelo fato de potencializarmos aquele pequeno pontinho de tristeza, olhando para ele como um céu escuro e tenebroso. Acabamos presos nele sem perceber a imensidão de coisas boas que nos cercam. Neste contexto, devemos olhar para as tristezas e problemas não como agentes que controlam nossas vidas, nossas ações, nosso jeito de agir, de pensar nos fazendo cada dia mais tristes, nos forçando a desistir, mas, como possibilidade de crescimento, superação e engrandecimento espiritual para essa vida.

Leandro Velez
Enviado por Leandro Velez em 24/02/2012
Código do texto: T3516339