RECADO AO PROFESSOR DEQUI

Professor Francisco Dequi, fui seu aluno na Faculdade de Tecnologia Ipuc - FATIPUC, no Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática.Acompanhei suas manifestações sobre os copiadores de seus projetos neopedagogicos para o ensino da Língua Portuguesa sem citar o CENTRO DE ESTUDOS SINTAGRAMATICAIS da FATIPUC como a verdadeira fonte. Tenho em minhas mãos o DVD elaborado e impresso no Centro de

Estudos Sintagramaticais e analisei-o devidamente, comparando os textos dos dois lados. O contrafactor de seu trabalho cujo nome o senhor não quer divulgar antes que ele seja claramente notificado temrenome nacional e internacional.

Mesmo que o senhor oodifique formalmente via judicial, como já o fez pela via extrajudicial, creio eu, ele não se manifestará. O copiador de suas ideias não precisava copiar os projetos da FATIPUC e acrescentá-los às suas gramáticas sem referir a fonte. Ele possui muitos conhecimentos linguísticos e tem muitas edições de suas gramáticas. Parece que ele não se deu conta de que deixa a impressão de estar acima da ética, das leis e dos direitos autorais de outrem.

A experiência editorial desse copiador ideológico, a estrutura que o cerca, os bons advogados que ele pode ter, jamais conseguirão apagar o que o senhor escreveu e publicou desde 1976. Partiu da Carta Magna da Língua Portuguesa, da Sintagramática e do Vebo Diagramado, resultando as 18 teses surpeendentes da obra Neopedagogia da Gramática, livro que, para nossa alegria, já foi apresentado em Paris e em Cabo Verde a estudiosos do nosso idioma.

Professor Dequi, o que o senhor publicou nos seus livros e o que ele editou e redditou está tudo impresso e marcado pelo tempo. Tudo tem data. Antes das publicações do CES ELE TINHA UMA POSIÇÃO DO ces e depois passou a copiar suas ideias, ainda que parcialmente. Eu mesmo fui verificar página por página da gramática copiada com escamoteamento e confrontei com o que o IPUC editou. Lembraria ainda que o DVD QUE recebi e debatemos no pós-graduação mostra, com clareza, a dita cópia ideológica.

Grande abraço. Varlei Rosa