AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONHECIMENTO

Antoni BigCuore*

(sp.sp. 23.01.2012, 2ª feira, às 11,40 hrs.)

Quando nascemos somos influenciados diretamente pelos nossos pais e tudo o que a criança ouve, sente, são reflexos de seus pais, daquilo que seus sentidos podem captar. Enfim, todo estimulo vindo do meio exterior é captado pelo subconsciente da criança.

Antigamente, os pais eram menos informados e falavam palavras negativas a seus filhos, ao invés de educá-los de forma correta.

Frases como: “você é burro; você não presta pra nada, você é um inútil,” funcionam como verdadeiros venenos para a autoimagem e autoestima da criança.

Durante toda a sua vida, seu comportamento será sempre ditado por estas “bruxarias” armazenadas no seu subconsciente. Ela será um adulto com grande probabilidade de ser um “perdedor”.

Eu cansei de ouvir palavras negativas de pais mal educados que descarregam suas frustrações em cima da criança. O ego da criança precisa sempre de estímulos positivos. Se seus pais vivem brigando aos olhos da criança, com certeza, ela quando adulta terá uma personalidade problemática.

Todas as impressões de nosso consciente, são armazenados em nossa mente subconsciente. O correto para os pais, é ter paciência e muito amor ao educar seus filhos. (não transfiram para a tevê a função e educar, srs. Pais!!!)

Nos dias de hoje, os pais transferem para a escola (para o professor) a tarefa de educar (sobretudo para a cidadania). Isto é ruim. A escola, quando muito, transmite conhecimentos. A educação verdadeira vem de berço, cuja função intransferível é dos pais.

A auto imagem positiva, coerente, com o ego ideal, depende muito do contexto sócio-cultural que na fase de criança e juventude

uma pessoa vivenciou.

Toda influência do meio exterior, contexto familiar e social, são super importantes na determinação de uma AUTOESTIMA REALISTA E VENCEDORA.

Portanto, encarar a vida e a própria carreira profissional com otimismo realista, é uma forma bem concreta de se construir uma boa autoestima.

Autoimagem, autoestima são praticamente sinônimos. É a conclusão consciente e subconsciente que a pessoa tira de si mesmo. Se o subconsciente da criança está encharcado de impressões negativas, ele a induz a ter uma autoimagem e autoestima negativas de si mesmo.

Uma boa autoimagem tende ao autoconhecimento. A pessoa tende a usar a sua própria inteligência para avaliar corretamente a realidade em que vive. O discernimento irá conduzi-la a porto seguro.

Temos de educar as nossas crianças para a autonomia!. Temos de educá-las para serem VENCEDORES! Bons profissionais, disciplinados e competentes. Isto não é tarefa fácil, mas vale o sacrifício!

****************************************************

(*)autor é escritor cristão em São Paulo,sp.Brazil. Acess his BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com and his link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

****************************************************