Entre promessas

Todo ano é sempre a mesma coisa! Prometemos para nós e para Deus que seremos uma pessoa melhor, que vamos amar mais, perdoar mais, enfim, que de uma certa forma seremos melhores do que fomos no ano que passou. Este ano eu fiz praticamente as mesmas promessas que fiz para o ano passado, que foram praticamente as mesmas que fiz para o ano retrasado. Mas seja como for, o que quero dizer com isso, é que sempre faremos promessas para nós mesmos e há 80% de chances de não cumprirmos nem a metade dessas promessas. Não diria que isso foi um 'fracasso', talvez a palavra que mais caiba neste caso seja 'descaso'.

Estamos preocupados demais em buscar a felicidade a qualquer custo e sem preço que não paparíamos para perder tempo com uma, ou duas, ou várias promessas. Estamos tão preocupados em ficar acordados para ver as coisas que acontecerão, que não nos damos conta de que as coisas, de fato, só acontecem quando estamos distraídos. Para quem gosta de leitura, eu indico 'Por não estarem distraídos' (de uma escritorazinha chamada Clarisse Lispector); quem puder e quiser ler, leia! Entenderão melhor o que quero dizer!

Fazendo a minha retrospectiva da vida inteira, percebi que sempre esperava as coisas acontecerem. Mas, tem aquele ditado que diz que "a vida é uma caixinha de surpresa!". O ditado está certo. Certíssimo! Nós é que estamos fazendo tudo errado. Qualquer coisa só pode ser nominada 'surpresa' até o momento em que você não sabe que ela vai acontecer. Caso contrário, serão só 'acontecimentos'. Fazemos errado quando nos privamos de amar ou amamos da forma errada; quando prometemos e não cumprimos; quando ganhamos rosas e damos espinhos; fazemos errado quando deixamos de ser o que realmente somos para sermos aceitos no grupo dos 'ninguéns'.

Mas voltando as promessas, não percebemos que o ano passa muito depressa, a vida passa muito depressa. Não temos tempo para perder com 'nada'.

Este ano eu perdoei coisas imperdoáveis! E por não querer esperar o tempo, eu mesmo costurei algumas feridas em aberto, só para seguir em frente mais rápido. Numa tentativa desesperada de ser feliz, pelo menos, no segundo tempo do jogo. Como todos nós, eu menti, omiti, sobrevivi, mas mesmo nos casos mais duvidosos, eu nunca deixei de ser 'eu'. Em momento nenhum eu deixei com que máscaras cobrissem meu rosto ou simples faixas tapassem meus olhos! Não me ceguei ante a nada! Mas, me iludi diante de várias coisas.

Diria que este ano foi um ano de conquistas, mesmo que alguns resultados não fossem exatamente o que eu queria. Dos planos que me lembro de ter feito, um eu vi de longe, mas não quis muita aproximação, e um outro eu cheguei quase lá!

O que desejo neste ano é que mais sonhos se tornem realidade. Não precisa nem ser meu! Pode ser de um amigo ou colega, conhecido ou seja lá quem for! Acredito que tudo o que acontece com alguém (mesmo que você não conheça) pode mudar completamente o curso da sua vida.

Para este ano, eu só me fiz uma única promessa (para ter certeza de que daria conta na hora de cumprir). Eu prometi 'Colecionar Lembranças'! Poderia ter prometido viver intensamente e outras coisas (também intensamente). Mas decidi apenas ter lembranças. Falando por experiência própria, viver ou fazer algo intensamente não quer dizer que isso será memorável na sua vida. Não quero momentos... Eu quero lembranças! Eu quero ter na minha vida lembranças que eu possa contar com lágrimas, de felicidade, para meus filhos, meus netos ou meus sobrinhos! Eu não quero mais ver minha vida indo pelo ralo e fingir que está tudo bem, mais uma vez! Eu não quero momentos vagos, nem felicidade penosa. Eu não quero pessoas vazias, nem coisas que se desfaçam com rapidez. Eu quero e desejo a você tudo o que for eterno e sagrado. Tudo o que for música ou poesia. Tudo o que for belo e nobre.

Eu quero, este ano, conseguir amar. Eu quero poder ser mais que um escritor e quero passar a ser o personagem das minhas histórias de amor. Eu quero dormir sabendo que quando acordar terei alguém para ligar e dizer 'Eu te amo', 'sinto a sua falta'... Eu quero dormir e ser acordado no meio da noite só por que querem ouvir a minha voz. Eu quero chorar escondido, ser pego de surpresa, sonhar acordado... Eu quero a magia do amor na minha vida. Eu quero ter essas lembranças (mesmo que dolorosas para o resto da minha vida).

Eu quero mais que um feliz Ano Novo. Eu quero Um Novo Ano espetacular!