O MAL

O que significa o mal? Foi Deus quem criou o mal? Quais as formas de mal que existem? Por que Deus não destrói o mal?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que se fazem sobre o mal.

DEFININDO O MAL

O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. O mal é a ausência ou a perversão do bem.

DEUS CRIOU O MAL?

Em Isaías 45.7, diz que Deus criou o mal. Como entender isso?

A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original (Hebraico, “ra" )que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original).

DEUS NÃO CROU O MAL MORAL (O PECADO)

Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17).

DEUS NÃO CRIOU O MAL, MAS PERMITIU O MAL.

Deus não criou o mal, mas Ele permite o mal. Se Deus não houvesse permitido a possibilidade do mal, tanto a espécie humana quanto os anjos estariam servindo a Deus por obrigação, não por escolha. Ele não quis “robôs” que simplesmente fizessem o que Ele gostaria que fizessem por causa de sua “programação”.

FORMAS DE MAL

O mal existe em três formas. São elas:

1) O MAL MORAL. É o pecado cometido por criaturas dotadas de vontade. Ex. Satanás fez uso da vontade e se rebelou contra Deus. Adão fez uso da vontade e desobedeceu a ordem de Deus.

2) O MAL NATURAL. É a desordem e a decadência do universo. Ex. Calamidades naturais e doenças. O mal natural está ligado a maldição que Deus pronunciou contra a terra (Gn 3.17,18).

3) O MAL METAFÍSICO. É aquele involuntário, resultante da finitude das criaturas. Ex. Insuficiência mental ou física.

POR QUE DEUS NÃO DESTRÓI O MAL?

Mesmo um ser onipotente como Deus não é capaz de fazer qualquer coisa para mudar esta tendência humana. Explicando. Deus jamais forçaria as pessoas a escolherem livremente o bem, porque a liberdade forçada seria uma contradição à sua Palavra. Logo, Deus não pode destruir literalmente todo o mal sem aniquilar o livre-arbítrio. A única maneira de destruir o mal seria destruindo o bem do

livre-arbítrio. Logo, se Deus destruísse todo o mal, teria de destruir também todo o bem do livre-arbítrio. Mas,apesar de Deus não aniquilar o mal, Ele pode (e irá!) derrotá-lo e, ao mesmo tempo, preservar o livre-arbítrio.

Assim, ainda que o mal não possa ser destruído sem destruir o livre arbítrio, ele pode ser derrotado.

Conclusão.

O mal natural provém do mal moral. E o mal moral provém das quedas de Satanás e de Adão

Edição 1- Pb. Jair Alves

Fonte: http://pertodofimblogspotcom.blogspot.com/

Jair Alves
Enviado por Jair Alves em 03/12/2011
Reeditado em 03/12/2011
Código do texto: T3370672