JESUS - A PÉROLA

Quando um “corpo estranho” ou um simples grão de areia entra numa ostra, ele se aloja em seu interior. Com o passar do tempo, a ostra, mesmo sentindo grande desconforto, produz uma linda PÉROLA! Essa bela experiência nos faz refletir sobre um grande milagre que aconteceu há dois mil anos: o nascimento virginal de JESUS CRISTO.

Sabemos que as ostras vivem no fundo do mar. Também sabemos que existem pérolas de várias cores e tamanhos. Usando a experiência das ostras, vamos agora analisar como o Senhor JESUS CRISTO veio a este mundo. Ele, sendo o próprio DEUS ETERNO JEOVÁ, fez-se carne e tornou-se um ser humano!

JESUS É DEUS!

Deus tornou-SE humano para nos salvar!

Deus em forma de homem: JESUS!

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." João 1:14

Já lemos sobre o “processo” pelo qual as ostras passam até formarem em seu interior as lindas pérolas. Agora, quero mencionar uma Pérola de grande valor: JESUS! Mas por que o Senhor Jesus é comparado a uma pérola? A resposta é simples. Veja o que o próprio Jesus disse aos seus discípulos: "Vós sois de baixo, eu sou de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo." João 8:23.

Como você pode notar, o Senhor Jesus, embora tenha nascido de uma virgem aqui neste planeta, sua pré-existência é celestial! Por essa razão, Ele é Deus! Jesus tentou várias vezes explicar aos seus discípulos que a Terra não era seu lugar. "EU NÃO SOU DESTE MUNDO" João 8:23.

Muitas pessoas não entendiam que o Senhor Jesus veio de outro lugar. Mas que lugar seria esse?

Ora, Ele disse: "O que vem do céu é sobre todos" João 3:31. E, em outra ocasião, o Mestre disse: "Eu sou a luz do mundo" João 8:12. Querido leitor, talvez você esteja confuso. Afinal, no início deste texto foram mencionados, várias vezes, os termos "ostra" e "pérola". Veremos agora o motivo pelo qual o autor deste texto compara o Senhor Jesus a uma pérola. Agora que você já sabe onde vivem as ostras, fica mais fácil compreender o valor de uma pérola.

Acompanhe comigo este texto sagrado, registrado no Evangelho de Mateus: "E o nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua mãe, desposada com José, antes de coabitarem, ficou grávida do Espírito Santo" Mateus 1:18.

Esse é o relato bíblico sobre o nascimento de Jesus. Quero chamar sua atenção para um fato interessante: Maria era virgem. Ela era uma jovem pura! Quando Maria foi escolhida por Deus para dar à luz o Salvador do mundo – JESUS –, ela ainda não tinha tido relações sexuais com José. A partir deste ponto, convido você a refletir comigo sobre o "processo da ostra", como mencionado anteriormente.

Este texto é simples, assim como simples é o Senhor Jesus! Não há necessidade de buscar dados científicos, não. Pois o Espírito Santo nos faz compreender tudo o que Ele mesmo deseja nos revelar! Querido leitor, tudo o que você precisa fazer é refletir sobre o que já foi escrito até aqui. Então você compreenderá que o Senhor Jesus é uma Pérola por excelência!

Simbolicamente, a “ostra” é a virgem Maria. O “corpo estranho” ou o “grão de areia”, neste caso, é o Espírito Santo, que fez com que no ventre da virgem Maria fosse gerado um menino! Exatamente como profetizou o profeta Isaías: "Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e seu nome será EMANUEL..." Isaías 7:14.

O DESCONFORTO DA OSTRA

O "desconforto" da ostra representa os "pavores" que tomaram conta da mente e do coração da jovem Maria. Afinal, naquela época, qualquer mulher que aparecesse grávida, sem estar casada, corria o risco de ser humilhada publicamente. A virgem Maria poderia ser acusada de adultério e até ser apedrejada até a morte. Imagine o que se passou na mente daquela jovem virgem, tão nova e inexperiente! Por essa razão, comparo o “desconforto da ostra” aos apuros da virgem Maria, no “processo de fabricação” de uma linda pérola – o corpo humano do Senhor Jesus!

O FUNDO DO MAR

O fundo do mar, onde vivem as ostras, representa a distância entre o céu e a Terra. Após o anjo Gabriel anunciar à virgem o propósito de Deus para sua vida, o Espírito Santo desceu do céu e realizou, em minha opinião, o maior milagre da história da humanidade: Deus Se fez carne! (grego: Sarx Egeneto - João 1:14)

O Espírito Santo desceu do céu e encontrou uma jovem virgem, inexperiente, pobre e muito humilde! Assim, a profecia de Isaías se cumpriu com exatidão. Naquela época, a terra estava em total escuridão espiritual, semelhante à escuridão que um mergulhador vê no fundo do mar.

"O povo que andava em trevas viu uma grande luz" (Mateus 4:16).

Ao Senhor Jesus Cristo sejam dadas toda honra e toda glória. Ontem, hoje e eternamente. Amém.

© Junior Omni - 2011

.

.

.

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 13/09/2011
Reeditado em 08/09/2024
Código do texto: T3217564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.