A MÚSICA

O otimismo é o estado ideal da alma para o sucesso. O otimista sempre vence, o pessimista sucumbe. Preze-se também pela íntegra! O conhecimento deve ser integral; nunca fiquem com as meias coisas, saibam tudo, aprendam tudo, conheçam tudo; a totalidade é o conjunto de todas as partes. Nunca tenham apenas idéias incompletas, e nunca façam apenas parte de um trabalho, nunca falem parte de uma idéia. A fragmentação é destrutível, corrosiva como o ácido. O ácido é como o anjo e sua ceifa: implacável e dinâmico. Prezem pela observação. A observação é o princípio de qualquer descoberta. Observem os astros, como eles se comportam; observem à multidão; observem os animais; observem a tudo e a todos — observem a si mesmos: o que fazem como fazem; como se comportam diante das dificuldades. Isso faz me lembrar da estória de um diretor musical, observando um garoto a cantar pelo parque. Queria ele arranjar um menino como aquele para integrar seu espetáculo. Depois de muito tempo observando, caminhou até o garoto e disse-lhe:

“Vi que canta muito bem e toma gosto no que faz, mas não deveria cantar essas melodias. Gostaria de integrar-se ao meu espetáculo?”.

E o garoto respondeu:

“Estou grato pelo convite, mas não posso aceitar”.

“Já ouviu falar da lei das oportunidades? — indagou o diretor — elas não aparecem duas vezes a uma só pessoa”.

O garoto baixou os olhos, conjeturou por instantes, depois disse:

"O senhor já ouviu falar por que se canta?”

“Não, — confirmou o diretor”.

O garoto ergueu novamente o olhar e completou:

“Não importa o que se canta, mas sim porque se canta”.

Este texto foi retirado do romance “O Mentor

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 27/08/2011
Código do texto: T3184766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.