A próxima reunião do MMCL em SOROCABA será Sábado, dia 16 de dezembro, às 14h00 na Sociedade Médica de Sorocaba

Esta é a 4a reunião do Núcleo de Sorocaba e a 28a reunião do MMCL que envolve atualmente perto de 220 pessoas diferentes no Estado.

Será distribuído, nesta oportunidade, para quem ainda não o recebeu, o 1o Relatório Anual do MMCL, elaborado para o 1o aniversário em Santos (ago/06).

O MMCL foi criado no auditório da Associação Paulista de Medicina – APM, na Capital, em 05/05/05, durante os festejos do 40o Aniversário da fundação, em nível nacional, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES. O MMCL não arrecada recursos financeiros para qualquer finalidade e vem se firmando como um movimento isento de influências político-partidárias. Trata-se de uma organização informal (o tratamento é Você), alegre, democrática, sem custos, sem anuidade, sem registro oficial, sem estatuto ou regras rígidas e isenta de corporativismo de qualquer espécie. A música instrumental vem fazendo parte das reuniões.

Trata-se de um agrupamento de múltipla entrada onde há professores, médicos (de 25 a 30% do total), dentistas, músicos, jornalistas, psicólogos, escritores, profissionais do lar, advogados, engenheiros, gráficos, técnicos em química e informática e outros. O pessoal se reúne a cada três meses em cada uma das cidades participantes, sempre em sábados à tarde (Santos, Taubaté, Piracicaba, S. Caetano do Sul, Araçatuba, Santo André, Sorocaba e Botucatú). Estão programadas mais vinte cidades para o ano que vem e a médio prazo (5 anos) esperamos já estar funcionando nas 84 regionais da APM.

Cada participante tem, no máximo dez minutos para expor seu conto, crônica ou poesias. Será dado um sinal luminoso ou sonoro no 9o minuto. Na entrada é feito o registro e atualização de cada participante, principalmente tocante aos e-mails e fones.

Tragam seus amigos escritores, poetas e prosadores, para participarem conosco (ouvindo e se fazendo ouvir) em mais uma gostosa tarde de letras.

NOTA: O MMCL é coordenado em âmbito estadual pelo seu fundador, o pediatra sanitarista William Moffitt Harris, professor doutor aposentado da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES. Nas atuais gestões do Presidente Nacional, Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares (2004-2008), o Coordenador do MMCL desempenha também as funções de Assessor Literário-Cultural e Pesquisador Itinerante da SOBRAMES, a nível nacional. É Membro Titular da SOBRAMES Gaúcha e Membro Honorário da SOBRAMES Cearense. Em janeiro próximo será declarado Sócio Titular da SOBRAMES Pernambucana. É separatista e dissidente da SOBRAMES Paulista por razões administrativas e ideológicas, discordando de condutas irresponsáveis havidas por alguns membros do grupo. De forma adequada e apropriada, conseqüentemente, demitiu-se daquela regional depois de dois anos. Foi também nomeado, recentemente, Sócio Honorário da Academia Maceioense de Letras. Vem publicando seus trabalhos (mormente crônicas e ensaios) em diversas coletâneas, revistas e jornais. Por enquanto publicou apenas um livro: Era Uma Vez Um Menino Travesso com trechos autobiográficos. É também Membro Titular da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Informação do médico Edgard Steffen

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 12/12/2006
Código do texto: T315952