Aversão por leitura é caso de saúde pública no Brasil.

Hoje, enquanto vagava em busca de novos conhecimentos me deparei com algo, o qual queria entender. Sempre me questionei sobre o estigma de que os brasileiros não gostam de ler e obtive o discernimento. Há um forte registro que determina que, para que as crianças leiam é lhes impostas como castigo. Com isso me lembrei de quando estudante das séries iniciais, quando a classe ou mesmo um indivíduo precisasse de uma reprimenda o castigo era ler um romance.

Lembrei-me também que certa vez minha turma gaseou uma aula pra assistir a um jogo de futebol. O castigo foi ler um livro, e o meu castigo foi ler O CRIME DO PADRE AMARO, de Eça de Queiróz. Fiquei com raiva da professora e do Eça até a pouco, além da indisposição de ler qualquer outro livro.

Aquele que sofre desse mal certamente fora em algum dia em sua vida estudantil assediado por forças punitivas, tendo a leitura como castigo, o que o fez integrar o grosso rol de indivíduos brasileiros psicologicamente adoecidos, passivos de análises para eventual cura.

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 08/08/2011
Código do texto: T3147632
Classificação de conteúdo: seguro