A INVENTIVA FAZ AMIGOS

“10/05/2011 16:44.

Para o texto: MENSAGEM DE UM FILHO DESGARRADO (T2954774),

ver http://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/2954774

De: Fernando A Freire.”.

Fernando, estimado! Agradeço a tua generosidade, representada pelo comentário aportado ao pé de meu texto O POEMA E OS AFETOS, em http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2960137 , através do qual me reporto ao teu texto acima referido, o qual mereceu, por tua iniciativa, emendas supressivas e modificativas, desde o seu título, após os meus os meus apontamentos críticos. Realmente, o texto ganhou novo fôlego e perspectiva, como peça literária. Saliento algo novo, à tua consideração, com o pedido de reexame. Pois bem: se acatas e consagras que o texto é um exemplar escrito na modalidade PROSA POÉTICA, por que escrevê-lo em versos como estava quando tu – inadvertidamente – o apresentaras como se fora um POEMA? A Prosa Poética não é pra ser escrita em versos, e, sim, em frases, linha a linha, margem a margem, parágrafo a parágrafo... Percebo que, antes de seres discípulo (como te reportas em comentário específico), és um ótimo experimentador. E, tenho certeza, crescerás em tua lavratura. Sempre que isso ocorre com os colegas de ofício, sinto-me recompensado pelas horas de estudo em cima da criação de terceiro. Não é só o POEMA que tem de conter Confraternidade e Universalidade; a análise crítica também é um ato solidário e de respeito para com o inventor do escrito. Fico feliz que tenha sido útil à tua inquietação criativa. Honrado pela nova amizade que a inventiva literária me proporciona, te abraço, com alegria e apreço.

– Do livro TIDOS & HAVIDOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3103940