É só pela graça
É só pela graça
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
João 12; 32.
Nada se compara ao mérito. Como é gostoso quando se pode assim dizer: não devo favor a ninguém. Foi com o meu suor, foi puramente esforço meu, ninguém fez o mínimo para que eu conseguisse alcançar. Lutei, suei, cansei, dei muito duro para poder chegar até aqui. É meu!
O ser humano quando chega a este estágio fica não somente muito feliz ´por ter alcançado seu, ou seus objetivos, fica orgulhoso da sua façanha e, às vezes, é tomado de uma dose de ousadia tão grande que o empurra a querer ir mais longe, e mais longe, e, a cada passo, em direção a novas conquistas, pode vir a pensar que, quem tudo até agora conseguiu sem ajuda poderá ir muito mais longe sem conhecer limites. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Proverbio 16; 18.)
É muito bom quando se estabelece metas e se consegue alcança-las. Uma boa formação profissional, consequentemente um bom emprego. Uma boa formação acadêmica, e, por conseguinte, uma boa colocação no mercado de trabalho e destaque social, um bom salário que promova uma vida confortável, segura, estável. Bons relacionamentos sociais, afetivos, amorosos, políticos.
_Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17, 09)
O coração do homem quando tomado pela soberba passa a se sentir o todo poderoso, esquecendo a sua origem e da transitoriedade que é a vida, e que nada termina com a morte. Muito ao contrário, a morte nada mais é que um portal que o levará ao encontro mais importante da sua vida: À presença de Deus. É quando ele vai sentir que de nada valeu correr tanto atrás de ter de tudo para poder ser alguém, sentir-se contextualizado, e até para se garantir, ante a possibilidade de uma prestação de contas a alguém que dizem ser Deus, vive uma vida piedosa, de "boas obras", tentando constranger o coração de Deus a reconhecer que do fruto da seu trabalho ele distribuiu alguma coisa para garantir um espaço de descanso ao lado de Deus. Engano, puro engano!
O apóstolo Paulo quando escreveu; Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésio 2; 08) Ele estava convicto de que quem fez a promessa é fiel quando disse: Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Jesus Cristo, como o único herdeiro de Deus, quando por amor ao mundo e obediência ao pai entregou-se como o cordeiro de Deus para remissão dos nossos pecados e para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna, tornou-nos herdeiros de Deus e coerdeiros em Jesus Cristo; para nós de graça, pela graça, porque assim ele quis nos presentear.
Pequeno rebanho porque são poucos os que a Ele se entregam, confessando a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador. Por ser uma questão de fé; não de mérito. E, por amor a todos que pelo poder de suas mãos Ele criou e que pelo poder de sua palavra deu o direito de decidir sua própria sorte, agradou-se Deus de àqueles que assim cressem dar-lhes o reino.
Edson Miranda dos Santos 18/07/2011 - 22:00h