SABEDORIA COMO TESOURO
A sabedoria é o TESOURO dos sábios, Edinaldo Formiga.
O capitulo 2 de Provérbios começa nos ensinando novos conceitos que ajudam a viver com a sabedoria. Para que possamos viver e encontrar as boas veredas ou as veredas de vida é preciso estarmos ligados a sabedoria. Vejamos alguns pontos condicionais que influenciam na prática da vida:
a) Aceitares (vs. 1) = aceitar significa concordar com algo ou alguém. A aceitação nem sempre e sinônimo de permanência, mas quando isso acontece toma o exemplo de obediência.
b) Esconderes (vs. 1) = esconder nesse contexto significa entesourar, guardar bem. Alguém disse: “que o rei guarda muito bem escondido seu tesouro”, assim devemos fazer com a Palavra do Rei, que é nosso Tesouro. Aceitamos os mandamentos, não só por tê-los, mas para guarda-los no coração, escondê-los para que ninguém os tire de nós.
c) Clamares (vs. 3) = clamar é muito mais que pedir, é insistir em algo que desejamos ou necessitamos muito. A verdade é que só a Deus podemos clamar e só Ele pode nos dar entendimento e a sabedoria. Aceitar e esconder nos dá o direito de clamar ao Senhor porque conhecemos as oportunidades de achegar-se diante Dele e pedir-Lhe algo pela Sua Palavra.
d) Buscares (vs. 4) = Quem clama faz isso por algo. Clamamos por aquilo que Ele prometeu. A sabedoria como Tesouro, é o sentido de nossa busca. Quando buscamos a sabedoria do Senhor encontramos o ensino nos mandamentos do Senhor.
É necessário buscar e clamar pela sabedoria, quando a acharmos precisamos guarda-la como o bem mais precioso e esconder no coração para que alcancemos CAMINHOS DE VIDA.
FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 17/07/11.