SABEDORIA

Provérbios 1

O propósito do livro de Provérbios é dar ao leitor o conhecimento de sabedoria e deixar que ela o ensine a viver a vida de forma que lhe proporcione crescimento. Em Provérbios a sabedoria é o uso do conhecimento de maneira prática e bem sucedida (cf. vs. 2-6). Aliado a tudo isso nos é apresentado que toda essa sabedoria é fruto o temor do Senhor.

A partir do vs. 8 começa uma série de instruções sobre como viver com tal sabedoria. Nos versículos seguintes percebemos uma comparação entre aquele que é submisso ao Senhor para viver a vontade e do ímpio que vive à sua maneira, ou sua própria vontade. Dos vs. 8-19, vemos quanto são atraentes os caminhos da destruição, o desejo que brota do coração do homem vil e a vontade dos ímpios.

O homem mal tem prazer em causar destruição aos que vivem a sua volta, porque os desejos do seu coração são de poder enfadonho e ganância para satisfazer os caprichos da alma.

Para lutar e derrotar todos esses problemas espirituais e de caráter está a sabedoria de Deus disponível através de Sua Palavra. O homem sábio atenta para os conselhos que ela dá e livra-se de todas as armadilhas. Uma vez livre ele passa a viver em níveis de crescimento espiritual e pessoal, gerando saúde e bem estar para sua alma.

A sabedoria é um dom de Deus, não o simples resultado de esforços e capacidades humanos (Tiago 1:5).

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 16/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 16/07/2011
Código do texto: T3099175
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.