O GARIMPO DAS PALAVRAS

Assunto: Críticas!

Nome: Jonathan Rocha

E-mail: jonathan.rollingstones@hotmail.com

IP: 201.37.183.123

Mensagem:

Bom dia,

Vi que tu costumas publicar textos de escritores do Recanto das Letras, juntamente de uma crítica e um comentário. Acho isso muito interessante e de grande ajuda para quem escreve, sempre leio e tiro boas impressões.

Como tu escolhes esses textos?

Abraço!

Jonathan Rocha – perfil no Recanto: http://www.recantodasletras.com.br/autores/jonathanrocha

Bom dia, Jonathan!

Saúde e Paz! Que sejas muito bem-vindo ao meu coração antigo. A propósito do tema que me questionas, acabo de publicar o texto abaixo, no Recanto das Letras, onde podes deixar comentário, se te aprouver.

A ANÁLISE CRÍTICA

Joaquim Moncks

A análise crítica nasce tal como o poema. Numa compulsão amorosa, um ato de amor entre o leitor e a palavra que quer levantar véus sobre ela própria: traduzir-se. A empatia dessa leitura ratifica a escolha do texto para vir a ser o alvo do estudo. Cada análise é um parto de luz, um foco sobre a matéria posta à disposição pelo autor. A escolha da peça a ser examinada é intuitiva, aleatória, por vezes. Tudo dentro de critérios estéticos. Se boa, bem escrita, se de conteúdo e forma apreciáveis. Enfim, uma escolha sob vários focos subjacentes. Nos escritos em prosa preponderam verdades eventualmente atingidas pelo conteúdo ou temática. A verdade é sempre fator menor no poema, porque neste, ela não vem para afirmar nada, e sim para propor reflexões. Num mundo feito de fantasias, Dona Verdade nasce para voar.

– Do livro SORTILÉGIOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3088300

Continua escrevendo e lê muito – muito mais do que ora estás lendo – que isso é que fará produzir um bom texto, com palavras bem escritas e ideias que permitam ser entendidas. Além do cuidado e atenção próprios à escrita. Ser escritor é um garimpo à busca do diamante. Vale a metáfora da pedra preciosa. Como o diamante é peça rara, sempre leva muito tempo para que ela se forme na natureza...

– Do livro NO VENTRE DA PALAVRA, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3088445