LETRAS MAIÚSCULAS NO POEMA?

Aconselho que suprimas aquelas letras em maiúsculas que aparecem no final do teu poema, que isso é coisa de diletante em Poesia. Perdão! Sempre quero passar o que venho aprendendo há tantos anos. Mantém a palavra em minúsculas, porque letras maiúsculas prejudicam o poema. O poema é um todo, peça única que se basta, por sua autonomia de fundo e forma. Indivisível. Se assim não for, foi-se a proposta de “sugestionalidade” e possível “transcendência”. Claro, isso só ocorrerá quando o poema contiver linguagem poética. Nessas raríssimas peças até se pode retirar um fragmento (de poema) de dentro do outro, sem nenhum prejuízo para ambos. É quando a poeticidade permite dar à luz um rebento da barriguinha do poema-mãe. Em alguns – e esta é infelizmente a regra – a poeticidade nos versos é rarefeita, por não conter figuras de linguagem, principalmente as metáforas. Em Poesia, letras maiúsculas, em vez de ressaltar o conteúdo, tergiversam. Por trás de uma aparente chamada de atenção para o vocábulo, destoam, afastam a percepção, o gozo do alumbramento e/ou estranhamento que a peça em si pode conter. Apresentar a proposta visual em “caixa alta” (em maiúsculas) é para manchete de jornal ou jargão publicitário, exceto quando no poema estão colocadas em destaque letras, palavras, imagens, como ocorre na chamada “POESIA VISUAL”, que teve sua estreia no Brasil na década de 50, no séc. XX. E, por ser experimental, e sintomática de momentos da sociedade em mudança (no caso, o pós-guerra), teve e tem poucos seguidores. Poesia é menina casadoira. Há que se ter cuidado com a sua maquiagem.

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2009/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3071641