ANTENADO

Preciosa amiga Maira Knop!

Agradeço a tua participação na coletânea JM & Amigos, iniciativa editorial com que ora me homenageia e lisonja a União Brasileira de Escritores de Canoas. Fiquei feliz, porque tu és uma de minhas prediletas no atual reduto de poetas a serem revelados, dentre o quadro associativo da Casa do Poeta Rio-Grandense. Digo isso porque privilegio o talento e não cortejo a fácil popularidade. Procuro ser “antenado”. Não sou dos que vivem a dar tapinhas no ombro e saem falando mal, ao virar as costas. Sou sempre o mesmo, de frente ou de costas, com os meus interlocutores. Por vezes, ficava pensando, com alguma preocupação: Como o pessoal da Casa do Poeta vai me compreender, se o irmão Nelson Fachinelli lhes dá medalhas e buquês de rosas, e eu, ao ser instado a dar parecer sobre algum texto, seguidamente emitia uma opinião que não era do agrado do criticado? Porém, esta é a minha maneira de fazer com que o poeta pense sobre o seu poema, transpire-o, fugindo do comodismo quase divinal da "inspiração". Percebo que trabalhas o texto fruto da espontaneidade, e isso é o que realmente conta. Recebo-te com imenso prazer na obra. E que o tempo, dono do futuro, nos faça justiça como “condenados ao pensar”. Com o penhor do poetinha JM.

– Do livro TIDOS & HAVIDOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3068841