PROFISSIONAL OU AMADOR ?

Essa semana me deparei com uma mensagem em que nós se reparamos ficariamos pensando por muito tempo.

Mas antes, vou tentar fazer uma "passagem da minha semana".

Há quatro anos estava eu pensando alto: " Quero fazer minha faculdade e ser um exemplo de profissional como muitos estão hoje no mercado."

Realmente, comecei a estudar e hoje, falta apenas 1 semestre. Onde ele foi interrompido por um acidente que quase me levou para estudar lá em cima.

Nesse tempo, tive que trancar minha matricula e rever tudo na minha vida. E pensava comigo: " Será que esse é realmente o ramo que eu quero seguir para mim? E depois e tanto pensar, decidi que não era. Mas como falta pouco, decidi por terminar".

Passando essa fase de recuperação voltei a trabalhar e estou enfiando minha cara no serviço.

Antes de iniciarmos nosso dia, fazemos o Bom Dia. Onde nele é relacionado tudo o que aconteceu no dia anterior e o que devemos para suprir algumas ausências que tivemos nele. Depois, um integrante de nossa equipe, lê um pensamento escrito em algum livro ou objeto similar. E essa semana, ele me chamou a atençaõ. E o tal, era:

"Nunca se esqueçam:

- Quem construiu o TITANIC, foram profissionais tão capazes, que podiam prever se nele, podiam navegar 1 pessoa ou 1 milhão de pessoas. E, graças à isso, tornaram profissionais altamente competentes.

Mas, no contexto de tudo isso, não deixaram de citar o verdadeiro PROFISSIONAL:

_ Profissionais construiram com certeza o TITANIC. Mas, nunca se esqueçam de que, quem fez a ARCA DE NOÉ foi um mero AMADOR, onde nele não existia nenhum estudo. E, além do mais, levou um casal de espécie de cada animal, onde ele pôde alimentá-los e, também salvá-los de uma enchente. E o TITANIC, salvou quantas pessoas com "profissionais" altamente qualificados.

E agora!!! Queremos ser apenas PROFISSIONAIS por causa do diploma ou um AMADOR que sabe o que fala e que apenas o efeito DIPLOMA para ele, é uma consequência que a vida deu?"

Essa è uma questão muito além. Pode ser dicutida de forma com que todos deixem de lado sua arrogância e, levem a sério o trabalho es serviço de cada um.

Nesta mesma semana, fui à São Paulo fazer integração da empresa. Tivemos muitas palestras. Todas foram muito valiosas e aprendi um pouco com cada uma delas. Quando se aproximou pelas 16:00h. o dono da empresa chegou e, começou a discursar. Por algum momento, um de seus discursos me chamaram muito a atenção. E ele, nele falou:

"Para. Pense.Raciocine. No mundo de hoje não tem espaço para AMADORES. Temos que ser mais profissionais senão o mundo nos engole. (foi mais ou menos isso que ele falou mas não deixoou de citar o tema de nossa conversa)."

E agora? O que pensar?Ele está certo ou está errado?

Posso falar que sem diploma, hoje ninguém é nada. Mas não podemos esquecer. O que os antepassados construíram, atualmente, quase nenhum profissional conseguiu descobrir como foi feito!!

Pensar que, hoje um prédio desaba em apenas um ano, com profissionais escolhidos a dedo. E pensar, como uma pirâmide do Egito consegue ficar tanto tempo sem levar uma rachadura? Ou senão pensar em estátuas, que com a mais alta das tecnologias não conseguiram fazer um produto mais resistente dos que eram feitos em bronze e outro materiais como antigamente?

E podemos ir mais além. Como conseguiram construir uma cultura tão rica que, hoje podemos analisar que não conseguimos construir com PROFISSIONAIS com diploma, nem um quinto do que eles fizeram. Conseguimos apenas destruir uma vida inteira de AMADORISMO em que o mundo cresceu, em apenas tão pouco tempo como PROFISSIONAIS.

Hoje, essa é uma das minhas mensagens de MINHA VIDA.

Um abraço à todos e, espero que ela tenha algum valor.