O JOVEM TORNANDO -SE UMA BENÇÃO GN 12.2
INTRODUÇÃO
A palavra bênção em sua raiz, e no contexto onde aparece, está revestida de grande significado para o entendimento do seu real sentido. Duas coisas importantes precisam ser ressaltadas no sentido da palavra bênção. Primeiramente, ela provém do hebraico BARAK, que tem na sua raiz os seguintes significados: ajoelhar-se, submeter-se, honrar um superior. Assim sendo, quem quer a bênção precisa manter uma relação de obediência com aquele de onde ela provém: Deus! É impossível ter a bênção e ao mesmo tempo viver uma vida fora dos padrões divinos. É uma grande incoerência. A palavra bênção, no hebraico tem a raiz semita b-r-k que dá origem ao termo beraká, que traduz uma oferta, oportunidade ou chance. Com ela se exprimem dois elementos essenciais do pensamento bíblico: a felicidade humana e o dom divino que é sua fonte. No Antigo Testamento, a bênção, em geral, se refere a algum tipo de bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus.
Os antigos Havaianos abençoavam seus lares, suas ferramentas, suas canoas e uns aos outros abundantemente, e os modernos Havaianos e residentes do Havaí ainda abençoam seus lares, escritórios, hotéis e outros prédios.
Quando o jovem se torna uma benção:
1. Ele desenvolve uma vida dinâmica de oração. Mt 21.22; Rm 12.12; Fp 4.6; I Tm 4.5; Lc 18.1.
a) Pedro e João iam para o templo orar. Atos 3. 1.
b) Daniel orava 3 vezes ao dia. Dn 6.13.
c) A igreja primitiva perseverou na oração. Atos 2. 42 e 46.
2. Quando dedica – se na leitura da palavra de Deus. Jo 5. 39; Mt 22.29;
a) Paulo motivava Timoteo a ler as escrituras. 1 Tm 4. 13.
b) A leitura da palavra da entendimento. Sal 119. 130.
c) A palavra de Deus tem poder purificador. Sal 119.9; I Tm 4.5.
3. Quando anda em santidade ou prudência. Hb 12.14; I Ts 5.23; I Pd 1.15.
O que é santidade? Santidade significa: separação total a Deus, dedicação total a Deus, vem de sagrado, consagrado. Sem um coração santo não se pode viver em santidade. A palavra grega usada no Novo Testamento equivalente à hebraica para santidade significa um estado interior de liberdade de falha moral e relativa harmonia com a perfeição moral de Deus. Sobre a santidade podemos analisar a sua natureza nos seguinte sentidos:
1 – SEPARAÇÃO do terreno, do humano, ou do mundo para Deus. A pessoa ou algum objeto Santo, então, é considerado separado para uso santo no serviço do Senhor.
2 – DEDICAÇÃO que é requerida para culto de adoração a Deus. Uma pessoa ou um objeto Dedicado é santo, pois passou a ser propriedade exclusiva do Senhor.
3 – CONSAGRADO um homem é consagrado a Deus, no sentido de viver de modo justo (isto é, justificado pelo sangue de Jesus derramado na cruz).
4 – SANTO (PURO) "mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (I Pe 1.15).
Assim, a santificação inclui a remoção de qualquer mancha ou sujeira que seja contrária à santidade da natureza divina.
4. Passa a ser um exemplo motivador para os outros. I Tm 4.12;Tt 2.7
5. Quando ele é obediente. Rm 6.17; I Pd 3.1; Ef 6.1
6. Quando se envolve com a obra de Deus. I Co 3.13; Jo 6.9.
7. Ele se fortalece no poder de Deus. Ef 6.10; Tg 5.8.
8. Quando ele desenvolve uma verdadeira adoração. Jo 4.24
9. Tendo auto-estima. II Pd 1.4; I Jo 3.2
Então, o que é auto-estima cristã? É desejar ser a melhor pessoa que for possível, em todos os aspectos, principalmente em relação a Deus.
Lembre-se de que auto-estima não é orgulho; não é olhar para nós mesmos e achar que somos pessoas maravilhosas. Ao invés disso, é olhar para nós mesmos e agradecer tudo que Deus realizou por nós, e em nós. Muito de nossa baixa auto-estima origina-se na maneira como encaramos nossas falhas, nossos pecados. Não gostamos de nós mesmos por causa das coisas erradas que fazemos, da nossa forma errada de ser. Também podemos ter uma baixa auto-estima se aceitamos a opinião dos outros a nosso respeito. Eles podem estar errados! Ás vezes pensamos mal de nós mesmos, e os outros concordam. Nossa auto-estima é um tipo de fotografia mental que temos de nós mesmos. Mas, nossa visão é influenciada por nossas experiências passadas, nossa história.
CONCLUSÃO
A bênção para a Igreja de Jesus, o povo de Deus, tem uma conotação transcendente. A bênção de Deus – “Emanuel” – tornou-se homem em Jesus Cristo! Por isso também podemos descrever a idéia de bênção como sendo “a ação de Deus com uma pessoa para atraí-la mais profundamente para sua comunhão”. Isso significa que a bênção nem sempre é o que desejamos, mas sempre se trata daquilo que é bom e salutar para nós. A validade é sempre atual: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). A palavra diz, “Se atentamente ouvirdes o Senhor teu Deus... Bendito serás...”, ou seja: a obediência sempre precede a bênção.