O Fantástico Mundo da Literatura

Esta mensagem é destinada a todo e qualquer leitor, porém mais precisamente àqueles que sentem prazer na leitura, porém limitam-se a um só gênero - como poesias, por exemplo.

Gostaria de expressar o que eu sinto em relação à literatura. O hábito de ler é um dos hábitos mais saudáveis que uma pessoa pode ter (contanto que sem exageros). Ao ler um texto, o leitor recebe diversos conhecimentos: ele depara-se com uma nova cultura, a qual não conhecia; ele descobre novas palavras e estilos de escrita; ele interpreta o texto de acordo com seus sentimentos, dentre outros.

Ler somente um gênero literário (seja poesia, romance, ficção, terror) não é algo ruim, a leitura em si é algo formidável, e todos nós temos nossas preferências. Contudo, na minha simplória opinião, penso que todos aqueles que sentem prazer na leitura, deveriam experimentar ler livros de diversos gêneros. Por quê? Porque ao ler um livro, sinto que entramos naquele mundo particular. Quando lemos um livro fantasioso, sentimos a magia à nossa volta, e o medo de encontrar dragões em cavernas... Quando lemos um livro de horror, sentimos agonia junto ao personagem... Quando lemos um livro de romance, apaixonamo-nos por alguém. Penso que os leitores deveriam ler esses gêneros para "viverem essa vida", dentro desse mundo. E aí cabe ao leitor, ao acabar um livro, permanecer no trem e seguir viagem naquela região, ou descer imediatamente e escolher outro trem, outro caminho, outro mundo.

Romance, ficção, horror, suspense, mistério, magia... Todo gênero literário tem seu sabor, e todos sabemos que sabores agradam uns e desagradam outros. Então que tal experimentarmos cada sabor e escolhermos nossos favoritos? Afinal... Chocolate não é o único sabor delicioso!

Felipe Costenaro
Enviado por Felipe Costenaro em 19/06/2011
Código do texto: T3044743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.