Vivendo a vida

Uma vez, ouvi de uma pessoa:"não faça isso, porque você não tem experiência de vida." Pergunto-me, então, o que ocorrerá se eu nunca fizer nada por não ter experiência. O certo é que acabarei nunca tendo experiência nem aprendendo nada. Ninguém nasce experiente. Experiência se adquire e, sejamos sinceros, só se aprende a viver vivendo a vida. O que devemos fazer? Nunca fazer nada e não arriscar? Alguém adquire experiência e aprende a viver se não se deslocar, não tentar coisas novas nem se sujeitar a se decepcionar ou fracassar? Lembro de quando não gostaram de um rapaz em quem eu estava interessada. Disseram: "você não tem experiência com os homens. Espere que, no tempo certo, aparecerá o homem certo." Como eu vou saber qual é o homem certo? Ele vai cair do céu? Que eu saiba, se eu ficar dentro de casa esperando o homem certo a única certeza é que o tempo vai passar e eu não saberei quem é o homem certo para mim. Aliás, se eu não experimentar nada, como aprenderei o que é bom ou mau? Quem tem que saber o que é ou não útil e proveitoso para mim sou eu. Se eu preciso que decidam por mim e saibam o que me serve, para que eu nasci, então? No mundo, cada um tem que aprender a viver e a se defender para cuidar de si mesmo. quem não se arrisca, não vive. Viver requer correr perigos e ir por caminhos incertos.