O EGOÍSMO

O EGOÍSMO

O egoísmo é sem dúvida, a maior fonte geradora do mal, porque dele nascem o ciúme, a inveja, a desconfiança, a vaidade, o vício e a ingratidão.

Quando será que a vontade do Criador, instruirá os espíritos mais elevados para extinguirem da face da terra o egoísmo, que está enraizado e domina a maioria dos espíritos menos evoluídos, porque assim a humanidade inteira dará um grande passo na conquista do amor, que reinará em todas as dimensões.

Tudo de ruim que a mente humana possa imaginar, ou até mesmo o que não consegue perceber, estar intimamente ligado a esse mal voraz que destrói sem piedade o caminho a ser percorrido pelo homem aqui na terra. O pior é que este mal é silencioso e quase sempre não conseguimos visualizar a gravidade do problema e a profundidade do buraco que estamos mergulhando, o tamanho do retardo do nosso progresso espiritual que estamos enfrentando e sofrendo, porque sem perceber nós somos mascarados pelo véu da ignorância e da insensibilidade.

Do outro lado da moeda temos que combater, lutar incessantemente em prol de um mundo melhor, mais justo, onde a força do amor fala mais alta e ao mesmo tempo pedir a Deus conformação, porque sabemos que uma mentalidade não se muda de uma hora para outra, ás vezes precisa de muito tempo, são séculos e séculos, vidas e vidas de lutas e aprimoramentos para que haja uma mudança e um progresso. Estas coisas não acontecem num abrir e fechar de olhos e no acender e apagar de uma lâmpada.

A prática espontânea e desinteressada do bem e da caridade constituem o melhor remédio no combate aos males que atormentam os espíritos encarnados e atrasam a sua jornada e o seu próprio aperfeiçoamento moral, que constitui requisito básico para a evolução espiritual.

O progresso espiritual estar relacionado com o que fazemos de bom ou de ruim, portanto quem quiser evoluir tem que pensar e realizar obras voltadas exclusivamente para o bem comum, a ajuda mútua, o amor fraternal, a caridade, a solidariedade e, também, desde cedo combater sem tréguas a ignorância, o egoísmo, o ódio, a incompreensão, a inveja, a ambição e o desamor, que são fatores negativos, que concorrem de forma decisiva no atraso de nossa caminhada, ou seja, fazem com que nós fiquemos marcando passo, sem sair do mesmo lugar por séculos e séculos até que sejamos instruídos para não cometer tamanhas atrocidades com nossos irmãos que tanto precisam de amor, compreensão e ajuda.

Quando será que a humanidade inteira irá conscientizar-se da importância do bem, que o bem faz, do mal, que o mal faz e enxergar que quem semeia a discórdia obviamente colherá o ódio, assim como quem planta vento colhe tempestade, mas quem cultiva o amor certamente irá colher bons frutos, porque da árvore do bem só podemos colher o amor. Somente quando o mal for totalmente extirpado da face da terra e com a prevalência exclusiva do bem, o amor reinará e o homem encontrará a felicidade que tanto procura.

O homem precisa conscientizar-se e deslumbrar, que não podemos ser feliz sem Deus, porque Ele é tudo de bom que poderá acontecer em nossas vidas, amor, paz, tranqüilidade, união, sossego, esperança, fé, caridade, fartura e saúde, bastando que façamos por onde merecer, não cruzando os braços e esperando somente por sua bondade misericordiosa, não se entregando a prática do mal, cavando templos as virtudes e masmorras ao vício, agindo sempre para o bem, procurando amar e ser amado, perdoar e ser perdoado, dar e receber, afagar e ser afagado, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 06/06/2011
Código do texto: T3017112
Classificação de conteúdo: seguro