A IMPORTÂNCIA DO NÃO

A IMPORTÂNCIA DO NÃO

O não é sem sombra de dúvida, de suma importância na vida das pessoas, portanto precisa ser visto como um vocábulo de realce dentro da estrutura de nossa língua, como realmente o é, por conseguinte devemos educar e ensinar aos nossos filhos desde pequenos a saberem dizer o não, com bastante presteza, como também aprenderem a assimilar, principalmente quando bem empregado e fundamentado.

Receber ou dar um não, não deverá trazer constrangimento algum, nem tampouco desonra, porque as palavras têm a hora e o tempo certo para serem empregadas. Cabe, no entanto a cada um de nós como seres pensantes e responsáveis que somos sabermos quando e como empregá-las. Conhecer as nossas limitações, as nossas capacidades, aí então aceitar de bom grado ou não. Quando por ventura pairar em sua memória a dúvida, opte sempre pelo não.

Feliz é o ser humano, que possa ter o privilégio de dizer ou receber um não, com toda a serenidade vinda de sua alma e sem nenhuma mágoa no coração, porque a importância desse vocábulo é de grande valor no crescimento de cada cidadão. O não, não significa apenas negação, mas também alta afirmação, liberdade de pensamento, personalidade firme, decisão, coragem e poderá ser bom ou ruim.

A luz da verdade eu vos falo: dizer um não com convicção é melhor e mais saudável do que falar um sim sem certeza, só para agradar a terceiros, porém ferir a voz da razão e entristecer seu próprio coração. Nunca faças as coisas erradas pensando em enganar os fracos, porque triste do homem que pensa estar enganando seu próximo.

Confesso de coração e alma, que depois de enfrentar algumas decepções e muitas tristezas, resolvi incluir no meu vocabulário a sublime palavra não, este precioso advérbio, que tanto me trouxe alegrias. Aí então, comecei a desfrutar de tamanho progresso. Que maravilha de decisão! Que extraordinária sabedoria! Que qualidade de vida conquistei! Que evolução alcancei! Que sonho realizei! A que autonomia eu cheguei! Enfim que mudança maravilhosa eu galguei.

O não é uma palavra mágica e poderosa, compara-se ao magnífico adágio popular querer é poder, no entanto só entende a sua linguagem e seus efeitos, aquele que um dia parou para refletir sobre o seu potencial, a sua importância, a sua capacidade incrível de fazer milagres, de transformar a água em vinho e obviamente mudar de forma singular o nosso destino com muita sabedoria e presteza.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 22/05/2011
Código do texto: T2985489
Classificação de conteúdo: seguro