AO GLOBAL JORNALISMO CÊNICO
Na pauta do JN de ontem, o belo casal de jornalistas mais reverenciado do Brasil, aliás,ultimamente um jornalismo com característica meio teatral, deve ser a mais nova tendência da tal arte moderna de se divulgar e JULGAR as notícias, deixava subliminarmente explícito que as pessoas estão morrendo de DENGUE por erro do diagnóstico dos profissionais da saúde, mais precisamente dos médicos.
Muito bem, ninguém discute que a saúde pública do Brasil não esteja nos seus melhores momentos, tampouco se discute a dificuldade do diagnóstico duma doença cujo sintomas iniciais CIENTIFICAMENTE muito se confundem com várias doenças infecciosas. Ainda mais agora que o país alagou, para a festa dos mosquitos dengosos.
Mais a frente, o casal nos noticiava que o país conta com números avançados na estatística da TUBERCULOSE.
Certo, hum...deveras INTERESSANTE.
Para um país que diz melhorar suas condições sociais, inclusive no IDH, alguma coisa não bate: Tuberculose, até mais que a dengue, ambas são doenças que denunciam a precária situação social duma comunidade, status quase emergencial, dum povo. São termômetros epidemiológicos dum todo bem complexo.
Decerto que, para a GLOBALIZAÇÃO, a culpa sempre é dos profissionais da saúde.
Deve ser por isso que a telinha resolveu fazer educação médica continuada para leigos durante grande parte da sua programação.
Quem sabe assim o povo ajude os profissionais da saúde a fazerem todos os diagnósticos daquilo que não está apenas na mão dos médicos.
Transformaram as ciências médicas em papo de comadres!
Decerto que também é MUITO mais fácil apontar culpados, confortavelmente sentados a frente duma câmera globalizada, do que fazer diagnósticos médicos no atual campo da saúde pública.
Fica a mensagem: Se liguem na telinha.Se não desaparecerem os sintomas...procurem a Globo.
Ela tem todas as soluções.