Inclusão: Um desafio possível
Como todo e qualquer trabalho, ser professor de alunos com necessidades especiais nos exige muita dedicação, ética, profissionalismo e amor. É um trabalho que supera qualquer expectativa, principalmente quando se vê o brilho nos olhos desse ser marginalizado, excluído que muitas vezes não tem esperança de que um dia vai “andar” além do que já disseram que seria possível diante de sua limitação. É uma satisfação vê-los atingir o que muitas pessoas acham que para eles é inatingível.
Além daquela cadeira de rodas, daqueles olhos assustados, daqueles movimentos involuntários, daquelas palavras sem nexo existe uma pessoa, um ser humano que só precisa de um apoio, um auxilio para mostrar o que é possível fazer. Mostrar que um deficiente pode muito bem ser eficiente.
Dificuldades, empecilhos, barreiras, limitações, tudo isso iremos encontrar no caminho do aprendizado desses alunos, mas afinal, na vida não enfrentamos todas essas adversidades em muitas situações do cotidiano, e aprendemos a enfrentar, lutar e vencer?
Somos educadores e como tal podemos vencer esse desafio que inclui muito estudo e dedicação. Ensinar a esses alunos é possível. Muito difícil, desafiador, mas possível.
Nádia Cabral