OPHIUCHUS - O signo de Bruxa Onilda da Gália

Meu signo é:

Ophiuchus, uma das 88 constelações, e foi um das 48 relacionadas por Ptolomeu. É uma grande constelação localizada no hemisfério sul, próximo à Via Láctea, entre Scorpius a Oeste e Sagittarius a Leste. Uma das 13 constelações do zodíaco (constelações das quais o Sol faz parte durante o ano), Ophiuchus é a única que não consta como signo astrológico convencional — veja abaixo para mais informação.

Ophiuchus é retratado como um homem segurando uma serpente; a interposição do seu corpo divide a serpente em duas partes, Serpens Caput e Serpens Cauda, que são contadas como uma constelação apenas.

Fatos notáveis

As estrelas mais brilhantes em Ophiuchus incluem Alpha Ophiuchus, chamada de Rasalhague, na cabeça da figura, e Lambda Ophiuchus, uma estrela tripla, em seu cotovelo. RS Ophiuchi é parte de uma classe chamada novae, cuja claridade aumenta em intervalos irregulares cem vezes num período de apenas alguns dias. Dizem estar se tornando uma supernova tipo 1a.

Estrela Barnard, uma das estrelas próximas ao Sistema Solar (as únicas mais próximas que a Barnard são o sistema binário Alpha Centauri e Proxima Centauri), está em Ophiuchus. (Está localizada à esquerda de Beta e bem acima de V no mapa astronômico).

Notáveis objetos do “deep-sky”

Ophiuchus contém vários agrupamentos estelares, como IC 4665, NGC 6633, M9, M10, M12, M14, M19, M62, e M107, assim como a Nebula IC 4603-4604. A inusitada mescla de galáxia remanescente NGC 6240 também está em Ophiuchus.

Mitologia

Há várias possibilidades mitológicas para o que esta constelação representa.

A interpretação mais recente é que a figura representa o fisicista Asclepius, que aprendeu os segredos da vida e da morte de uma serpente trazendo outras ervas que a curaram, após Asclepius matá-la. Para evitar que a raça humana , sob os cuidados de Asclepius ,se tornasse imortal , Zeus matou-o com um raio,mas o pôs no Paraíso para honrar suas boas ações. O envolvimento no mito de Chiron pode estar conectado à presença próxima da constelação de Sagitarius, que posteriormente foi considerado representar Chiron (que era usualmente identificado como a constelação de Centaurus).

Outra possibilidade, é que a figura represente a queda do padre troiano Laocoön, durante a Guerra Troiana, que foi estragulando por uma cobra ou uma serpente marinha depois de avisar os troianos para não receberem o Cavalo de Tróia.

Uma estátua sugestiva no Museu do Vaticano representa a tragédia.

Uma terceira possibilidade é Apollo lutando contra a Python para tomar o controle do Oráculo de Delphi.

Há também a história de Phorbas, um Tessalonicano que resgatou a população da ilha de Rhodes de uma praga de serpentes e recebeu um lugar no céu para honrar seu feito.

Uma explicação intrigante é que Ophiuchus é um heterônimo de Cernunnos, o deus-seprente Celta que também é a imagem base para o demônio.

Fonte:wikipedia.org/