Dia internacional das mulheres: Comemorar ou refletir?
'Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se fechar os olhos
Ao abri-los ela não estará mais presente com seu sorriso e suas tramas'. [Vinícius de Moraes]
Muitos acham complicada a vida com as mulheres. Reclamam que as mulheres são muito detalhistas [quando - simplesmente - pedem para aos seus amados companheiros que levantem a tampa do vaso ao urinar, ou ainda que não deixem a toalha molhada na cama]. Mulheres são difíceis, complicadas, detalhistas? Difícil viver com elas, impossível viver sem elas.
De Ovídio [séc. 19 a.C], Vinícius de Moraes [poeta modernista da década de 30] até os dias de hoje, as mulheres continuam sendo cantadas em prosa e verso. Indubitavelmente há algo especial em torno delas. Há um dia especialmente pra elas. Pra nós.
O dia 8 de Março está chegando novamente. E com ele novas comemorações. Flores, bombons, toda a sorte de presentes estão sendo anunciados para fazer a felicidade das mulheres. Mostrar o quanto são especiais. O quanto são indispensáveis. Mas será que aquelas operárias daquela fábrica de tecidos que morreram carbonizadas naquele fatídico 8 de março de 1857, morreram apenas pra que houvesse um dia especial para que se comemorasse a existência da mulher?
Aquelas mulheres especiais - e sempre relembradas - são o ícone da luta por um olhar indiscriminado sob a mulher. Lutavam por melhores condições de trabalho, por igualdade de salários, pela diminuição da jornada de trabalho. E muitos anos após as mortes dessas mulheres é que a data foi oficializada pela ONU. É, portanto, uma data que deve nos levar à reflexão. Comemorar nós devemos sim, não apenas neste dia, mas todos os dias, por sermos a parte delicada, porém não menos forte, do restante da humanidade que luta por sobrevivência e por um mundo mais digno e igualitário.
Neste ano em que uma mulher sentou pela primeira vez na cadeira da Presidência da República, devemos repensar nossa postura. Nossa visão sobre nós mesmas. Nosso objetivo deve ser muito maior do que apenas mostrar que nós podemos sim, fazer o trabalho que os homens fazem, possuir os altos postos que os homens possuem, receber os mesmos salários que eles recebem, mas acima de tudo demonstrar que podemos trabalhar juntos, lado a lado, por melhores condições de vida para toda a humanidade. Como já dizia Fernando Pessoa ‘Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é’. E eu ouso acrescentar: eles se complementam, formando o todo, completo. Assim como o sol e a chuva, mulheres e homens - são indispensáveis.
Desejo que neste Dia 8 de Março todas nós, mulheres, possamos naturalmente mostrar nosso valor - desde quando nos levantarmos para fazer o café, estender a roupa, sair para trabalhar ou fazer mil coisas ao mesmo tempo [como só nós sabemos fazer] até a noite, na hora do descanso da luta diária, em que os filhos e o marido querem a atenção daquela que é multifacetada – e que tenhamos em nós mesmas sempre manifesta a importância do nosso papel para a sociedade e, principalmente, consciência de sermos amadas e indispensáveis.
Desejo a todas nós força para continuar sorrindo mesmo diante das adversidades, jogo de cintura para nós que aprendemos desde muito cedo fazer o pouco transformar-se no suficiente e, que sejamos capazes de continuar a iluminar o mundo e a perfumar os locais por onde passamos, fazendo sempre essa diferença virar soma, em busca de uma sociedade mais cidadã e igualitária.
Parabéns a todas as Mulheres de Cáceres e do Mundo!