A Cia dos Blogueiros foi movimentada recentemente por uma denúncia de plágio. O caso motivou a criação de um Conselho de Ética e várias discussões entre os membros, neste blog e no nosso Grupo no Yahoo.

O assunto é muito sério, merece a reflexão de todos e o início de uma campanha para conscientizar nossos colegas blogueiros sobre todos os problemas provocados pela cópia de conteúdo de terceiro. Além de ser crime, é uma falta de ética tremenda e uma grande burrice por parte do usurpador, pois deixa de pensar para usar a intelectualidade de outra pessoa.

A Rede Infoseg, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, tem um ótimo artigo sobre o tema. Destaco dois trechos:

Além de ser crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência. E hoje, não se pode mais contestar que o progresso cultural, intimamente ligado ao progresso econômico, representa um "meio eficaz no objetivo principal dos direitos humanos", ou seja, a manutenção da paz e da segurança internacional.

A Constituição Federal Brasileira ampara a propriedade intelectual como direito fundamental, garantindo tanto o interesse privado dos autores e criadores quanto o direito social na preservação da memória e da cultura do povo e na transferência de conhecimento para gerar desenvolvimento.

Se você acha que pode estar sendo plagiado ou apenas quer fazer uma pesquisa, utilize o site Copyscape. Basta digitar o endereço do seu blog e clicar em "Go". O sistema vai rastrear a internet em busca de trechos dos seus textos. Se houver algum copiado, ele avisa.

BANNER
Para mostrar sua indignação contra casos de plágio, nosso blog oficial passará a usar um selo com link para este texto. Abaixo, a imagem com código para que qualquer membro possa usar também em seu blog:

Plágio é crime! E falta de competência! Apoio: Cia dos Blogueiros

INEZTEVES
Enviado por INEZTEVES em 15/02/2011
Código do texto: T2794043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.