Entre o espelho e a máscara

Uns têm cuidados, já outros, medos; mas a verdade é que, quase, ninguém gosta do que vê no espelho da vida.

Por isso as máscaras são tão importantes, já que há uma preocupação crônica com o que aparentamos e o que as pessoas podem pensar de nós.

O que se ganha? alguns elogios de pessoas que, na verdade, agem da mesma forma.

Ganha-se também um falso sentimento de domínio, só que no caso de um raio-x da alma se atesta que tudo, absolutamente, tudo está alí, apesar do rosto sorridendes e da aparência de "Legal, sou feliz!".

O pior, é que tal comportamento, gera fobias e males do tipo auto estima baixa, crises existenciais e buscas incessantes por algo que não se sabe bem o que é, mas que ao ficar no campo do abstrato, alimenta a mentira do ciclo que por ser alimentada pelo medo, se mantém.

Falta-nos confiança de, primeiro admitirmos o que somos, ou pelo menos o que achamos ser; segundo observar os frutos das nossas escolhas e ver, em confiança, o que realmente tem sido as nossas vidas; terceiro saber que a partir do que realmente sou, posso ser um agente de transformação da minha vida. Assim, não depende de ninguém, só da minha decisão de ser e ser.

Agora, em quanto a opinião, ou o que acho, das pessoas, margearem minhas decisões diárias... Vou continuar buscando soluções nestas mesmas pessoas e o ciclo vai continuar.

Pra terminar, uma frase que retrata bem o proposto é: "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará".