DICAS DA DAD (DE PORTUGUÊS)

DICAS DA DAD (DE PORTUGUÊS)

Dadsquarisi Dad Squarisi
Nome próprio vira comum se designar nome comum: joões-de-barro, castanha-do-pará, banho-maria, malhação do judas.

Dadsquarisi Dad Squarisi
A expressão, , é rir à toa: eu rio à toa, ele ri à toa, nós rimos à toa, eles riem à toa. Somos todos felizes.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Conserto ou concerto? Com s é remendo; com c, harmonia: conserto do sapato e do carro; concerto da orquestra, das nações, dos discursos.


Dadsquarisi Dad Squarisi
Famíliafica no muro. Alguns a consideram paroxítona. Outros, proparoxítona. Prefiro paroxítona.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Sobrenomes que se descaracterizam com o plural se mantêm no singular ou se acrescenta S. O plural de Val seria Vales. Melhor: os Val, Vals.


Dadsquarisi Dad Squarisi
Não confunda Papai Noel com papai-noel. O 1º é o bom velhinho. O 2º, lembrancinha: Ainda não comprei seu papai-noel.


Dadsquarisi Dad Squarisi
Os sobrenomes, também têm plural. Eça escreveu Os Maias. Nós escrevemos os Amarais, os Gusmões, os Silvas.
hace 37 minutos

Dadsquarisi Dad Squarisi
Chegou o Natal. Com ele, cartões com votos generosos. Olho vivo! Ano-novo, nome comum, se escreve com minúsculas e hífen: Feliz ano-novo.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Papai Noel é nome próprio. Tem plural -- Papais Noéis.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Nome próprio tem plural como o singular: Marias, Paulos, Joões, Pedros.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Bem-vindo, , se escreve assim -- com hífen.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Etnorracial, @Nita_Queiroz, joga no time de etnorreligioso. Ambas as palavras se escrevem assim -- coladas e com rr.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Déjà vu é francês. O u se pronuncia como se fosse i.



Dadsquarisi Dad Squarisi
O Vocabulário Ortográfico, registra o ídolo, a ídola.

Dadsquarisi Dad Squarisi
On-line, , se escreve assim -- com hífen.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Curta-metragem, se escreve assim, com hífen. Plural: curtas-metragens.


Dadsquarisi Dad Squarisi
Quando empregar o pronome relativo onde? Só na indicação de lugar físico. Saiba mais no Blog da Dad www.correiobraziliense. com.br


Dadsquarisi Dad Squarisi
Vim, anda sozinho. É passado do verbo vir. Vir anda acompanhado, em loc. verbal: Ontem vim aqui. Ele deve vir amanhã.

Dadsquarisi Dad Squarisi
O emprego dos hifens, @notogabiru, sofreu alterações. Mas o tracinho se mantém vivinho da silva.



Dadsquarisi Dad Squarisi
Os ditongos abertos ei e oi mantêm o acento nas oxítonas e monossílabos tônicos: herói, papéis, dói.
»

Dadsquarisi Dad Squarisi
Os ditongos abertos ei e oi, @VeLunguinho, perderam o acento nas PAROXÍTONAS: eu apoio, ele apoia, joia, ideia, assembleia.

Dadsquarisi Dad Squarisi
Risco de vida? Risco de morte? Consultada, a ABL considerou ambas as formas corretas. Você escolhe,