Urn segredo para 2011

Natal e vespera de Ano-Novo costumam machucar 0 coração. Seja de alegrias para quem gosta de presentes, seja de devoção para quem gosta de rezar. Atingem a pessoa como aquelas borboletas que sempre voltam ao jardim, 0 jardim que é a propria pessoa comemorando.

A propósito, merece reflexão uma frase de Frederick Langbridge: "'Dois homens olham pela janela. Urn ve a lama; 0 outro ve as estrelas". Por exemplo, as vezes basta ser elogiado por gente célebre para se ficar feliz. Como, em certa ocasiao, me aconteceu. Foi com 0 prestigioso espanhol padre Quevedo (do Centro Pan-Americano de Parapsicologia), quando, sobre 0 meu livro "Muito Prazer, Europa", premiado na França, me endereçou 0 seguinte bilhete: "Estimado Valdemes: ( ... ) Gostei. Alegre, embora profundo. E ótimo estilo. Parabéns pela homenagem ... da Espanha! /Urn abraço amigo, com toda estima, Pe. Oscar Gonzalez - Quevedo. S.J".

Agora em familia. Numa dessas datas de fim de ano em Goiânia, nossa filha mais nova Juliana foi visitada por um amigo "derrotado", que perdera 0 emprego e a namorada. Diante do cabisbaixo visitante, ela fez questão de alertar: "Parece que há um desejo em fracassar, e uma força timida em obter exito ou concretizar os adormecidos sonhos".

A lição serviu, pois 0 coitado "derrotado" abandonou a tristeza. De olho numa fulaninha que acabara de chegar, sorriu, confessando que iria mudar de vida, que iria conseguir novo emprego e ter sucesso.

Que beleza se todas as pessoas, como aquelas borboletas no jardim, acreditassem nas suas vitórias! ...

Vamos comemorar? Logico, sem exageros ... mas com sinceridade. Se puder, doando a quem precisa. Esquecendo a tristeza e buscando a alegria na paz do amor. Se estiver olhando por uma janela, veja as estrelas.

Esperamos que 0 Natal de 25 último tenha sido de justa lembrança por quem teve amor ao proximo (inclusive aos animais).

Um segredo para 2011? É este: pensamento positivo. Com coragem! Feliz Ano-Novo para todos nos!!!

Valdemes Ribeiro de Menezes
Enviado por Valdemes Ribeiro de Menezes em 06/01/2011
Reeditado em 06/01/2011
Código do texto: T2713402