Feliz 2011

O ano está acabando e, com o fim do ano e a entrada de um novo tempo, os sentimentos são muitos e se misturam. Sentimos medo, esperança e, talvez, uma certa frustração por não termos conseguido realizar o que tanto queríamos para nossas vidas. Mas não devemos desanimar nem cair no desespero. A chegada de um novo tempo é um alento porque, com o desconhecido, nunca sabemos o que vem e isso, se nos assusta, também renova nossas esperanças. Penso que fazer simpatias ou promessas não é suficiente. O que devemos é lembrar que o único tempo que temos é o agora. O amanhã é desconhecido e adiar para sempre as nossas resoluções é tolice. O tempo de ser feliz é esse que estamos vivendo no mundo. Esperar ou desistir é abrir mão do nosso direito de conduzir nossos destinos e de nos realizarmos. Ninguém nasceu fadado à felicidade ou ao sofrimento, porque, ao ser humano, é dado o poder de fazer da sua vida algo maravilhoso ou horrível. Por isso, na virada deste ano, se, por acaso, pensarmos no que nos aconteceu de ruim, façamos um exame de consciência e, em vez de culpar os outros ou o destino, perguntemo-nos o que nós fizemos para que nossa vida fosse melhor. Não esperemos a virada do ano para começarmos a lutar por nossa felicidade. Façamos isso agora, porque não sabemos se estaremos vivos amanhã.