CAROS AMIGOS...
Caros amigos, isto é um manifesto de um homem só... Não pensem vocês que podemos mudar o mundo a partir de nossas idéias e de nossas utopias, mas ele é possível de mudar sim, se desenvolvermos atitudes simples, modernas e pontuais... Não falei em mandar alimentos para a África como suprema demagogia (não se preocupe quem disse algo assim, pois sei que não queria ofender-me), mas sim por ser algo possível e simples... Nossa produção agrícola esta muito a quem da nossa capacidade territorial e humana... Hoje produzimos safras recordes de soja... Pra quê??... O óleo de soja das nossas cozinhas duplicou de preço e ninguém falou nada... Temos de buscar quadruplicar tudo, o arroz, o feijão, a soja, o milho, o trigo, as frutas, verduras, cana de açúcar, o leite, a carne, os peixes etc... Somos um País continental de vocação agrícola, de espírito rural, de anseios de gente simples... É claro que temos cabeças e uma sociedade que pode ser desenvolvimentista, mas não precisamos abandonar o campo como fazem hoje nossas autoridades... Demagogia é o que faz todos os anos quando anunciam que Brasil vai ter uma safra recorde de grãos... Nossa capacidade de produção não atinge a 10% da nossa potencialidade... Aqui do lado, na Argentina, com um território com quase 70% das terras ou congeladas o ano todo ou inférteis, com 15% da população que temos no Brasil, com uma ou duas safras por ano no máximo, pois a maior parte do país se cobre de gelo e se perde tudo, se produz QUASE A MESMA COISA QUE NÓS em volume agrícola... Por que será??... Por que não abastecemos 100% da nossa frota de automóveis com álcool de cana de açúcar, já que teríamos condições de abandonar o petróleo de uma vez por todas para nossa total independência de combustíveis fosseis altamente poluentes e que tornam o ar irrespirável nas capitais tais os níveis de poluição que causam... Por que nosso potencial de energia elétrica é tão pouco preparado para atender uma demanda crescente de consumo, com preços justos e infinitamente inferiores aos praticados hoje??... Já chega, se é para ser demagogo que eu seja assim, querendo resgatar um traço da nossa cultura, que vem da África negra, surrada e esquecida, com ¼ de uma produção que seria suficiente para nos abastecer, para vendermos aos Nobres Europeus, aos Esnobes Americanos, aos Asiáticos Tigres que nos entulham com suas piratarias e produtos de baixíssima qualidade por muitas vezes e por ai vai... Viva o Brasil, viva o povo que planta e produz, viva a Nação dentro desta nação riquíssima que teima em ficar ‘Deitada em berço esplendido ao som do mar e a luz do céu profundo’...