Sobre a CRÔNICA DE VIAGEM À TERRA DE CERVANTES - Autora TÂNIA MENESES (new)

Tânia,

Somente agora soube desse lamentável episódio ocorrido com você no aeroporto em Madrid. Fatos como esse nos remetem aos pesadelos que às vezes perturbam nosso sono, com a diferença que deles acordamos e vemos que aquilo tudo não foi realidade.

É lamentável que ainda em nossos dias sentimentos inferiores, tacanhos, desprezíveis como esses ainda sejam cultivados e que as pessoas tão pequenas, pobres de espírito continuem agindo motivadas por eles. Infelizmente nessa guerra diplomática, em que questões sérias são resolvidas com revides, quem vem a sofrer as conseqüências são as pessoas de bem que têm seus direitos desrespeitados, sua liberdade de ir e vir cerceada.

Diante de tantas atitudes arbitrárias, do total descaso para seu histórico de vida e para seu cuidado em se apresentar no país estranho, Espanha, com toda a documentação legalizada, diante da humilhação, da decepção e do sonho desfeito não existirá de certo nenhuma reparação que retire dos corações seu, de seu netinho de 14 anos, da mãe dele e de seus familiares a devastação produzida. Somente Deus curará essas feridas fazendo com que vocês tenham compaixão daquelas pessoas, instrumento de tamanha agressão a inocentes seres que, no Natal, procuravam reencontrar seus parentes.

Para apagar aos poucos da sua mente esse filme, aqui em nossa terra, em sua casa, você tem o sol a brilhar, a beleza e o perfume das flores, o cantar dos passarinhos, a beleza das águas que correm em nosso mar e nossos rios; a beleza da lua ou o céu todo estrelado quando nas noites escuras. Aqui em nosso Brasil, em nosso pequenino Sergipe, nós lhe oferecemos o colo amigo para lhe aquecer, lhe ninar e nossos doces cantos para povoar sua mente de visões alegres, tão alegres quanto a alegria que você traz no coração e que transborda contagiando a todos nós.

Um abraço afetuoso.